AICOM - Assessoria de Imprensa, Comunicação e Marketing

Aula Inaugural do Mestrado em Direito traz professora Mônia Leal

Aula Inaugural do Mestrado em Direito traz professora Mônia Leal
Evento ocorreu nesta terça-feira na Unesc (Fotos: Milena Nandi) Mais imagens

“A Corte Interamericana de Direitos Humanos: A garantia dos direitos no contexto das políticas públicas” foi o tema da Aula Inaugural do Mestrado em Direito da Unesc. Na tarde desta terça-feira (3/4), a professora doutora, pesquisadora e coordenadora do Mestrado e Doutorado em Direito da Unisc (Universidade de Santa Cruz do Sul), Mônia Clarissa Hennig Leal, falou para estudantes da primeira e da segunda turma do PPGD (Programa de Pós-Graduação em Direito).

“É um orgulho e uma alegria estar aqui falar um pouco da minha pesquisa, especialmente porque quem se dedica à área acadêmica procura o compartilhamento. E que bom ter espaços como este. Estar aqui em uma universidade que eu considero coirmã da Unisc, pela vocação de Universidade Comunitária, por sua raiz na sociedade e que se constitui em uma perspectiva democrática”, afirma.

Mônia possui graduação, mestrado e doutorado em Direito e pós-doutorado pela Universität Heidelberg (Ruprecht-Karls), uma das universidades públicas de maior prestígio na Alemanha. Tem experiência na área de Direito, com ênfase em Teoria Constitucional, atuando principalmente nos seguintes temas: constituição, jurisdição constitucional, legitimidade e abertura democrática da jurisdição constitucional, amicus curiae, controle de constitucionalidade, controle jurisdicional de políticas públicas, ativismo judicial e judicialização da política, estado democrático de direito, direitos fundamentais e teoria dos direitos fundamentais.

Mônia ainda é pesquisadora e Membro do Conselho Superior e do Comitê Assessor da Área de Ciências Humanas e Sociais da Fapergs (Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado do Rio Grande do Sul).

A Aula Inaugural foi prestigiada pelo vice-reitor, Daniel Preve, pelo coordenador do PPGD, Antônio Wolkmer, pelo coordenador adjunto, Reginaldo Vieira e pelo coordenador do curso de Direito da Unesc, João Carlos de Medeiros Júnior. Durante as falas, eles deram as boas-vindas aos estudantes e abordaram a importância da pesquisa na área do Direito e a parceria entre Unesc e Unisc no desenvolvimento de trabalhos que têm como foco a sociedade e os Direitos Humanos.

Fonte: AICOM - Assessoria de Imprensa, Comunicação e Marketing

03 de abril de 2018 às 17:37
Compartilhar Comente

Deixe um comentário