AICOM - Assessoria de Imprensa, Comunicação e Marketing

Estudante da Unesc expõe na Furb obras sobre mulheres desaparecidas na ditadura militar

Estudante da Unesc expõe na Furb obras sobre mulheres desaparecidas na ditadura militar
Exposição teve como base uma pesquisa sobre identidade hibrida (Foto: Divulgação) Mais imagens

Mulheres, a ditadura e a construção da identidade. Esses três contextos se uniram para o desenvolvimento da exposição “identidade Fragmentada”, da estudante da 8ª fase do curso de Artes Visuais da Unesc, e também colaboradora do Setor de Arte e Cultura da Universidade, Ana Paula Gallas. Suas obras, que tem como base a arte contemporânea, foram expostas na FURB (Universidade Regional de Blumenau).

Segundo Ana, para a realização da exposição, ela se apropriou de fotografias das mulheres brasileiras mortas e desaparecidas durante a ditadura militar no Brasil, entre 1946 e 1988, de acordo com a lista de Mortos e Desaparecidos Políticos publicada na Folha de São Paulo em dezembro de 2014. “Assim busco também uma reflexão ao passado político no Brasil e a lembrança de como a ditadura militar destruiu vidas, transformou a identidades e rotulou pessoas em desaparecidas”, ressalta.

Além de trazer à tona essa época, Ana também traz questionamentos voltados para a construção da identidade. Já que para ela nós carregamos em nosso comportamento a influência recebida voluntária e involuntariamente de pessoas que conhecemos e admiramos.

As obras são uma mistura de fotografias, costura e bordado. “Desconstruo identidades existentes, transformando em novas identidades, considerando as grandes mudanças no decorrer da vida e grandes mudanças de personalidade”, comentou.

Fonte: AICOM - Assessoria de Imprensa, Comunicação e Marketing

28 de março de 2018 às 15:03
Compartilhar Comente

Deixe um comentário