AICOM - Assessoria de Imprensa, Comunicação e Marketing

Estudantes contam experiências em intercâmbio de mobilidade acadêmica da Unesc

Estudantes contam experiências em intercâmbio de mobilidade acadêmica da Unesc
Encontro ocorreu na tarde desta segunda-feira (Fotos: Leonardo Ferreira) Mais imagens

A vida em uma universidade no exterior, as diferenças culturais, o conhecimento de um novo idioma. Essas e outras tantas experiências passam a fazer parte da história de vida dos acadêmicos que participam todos os semestres do projeto de Mobilidade Acadêmica da Unesc.

Nesta segunda-feira os acadêmicos Arthur Bernardes Messias, Emanuela Gava Caciatori e Sabrina Baesso Cadorin foram recebidos pelo Diretor de Pesquisa e Pós-Graduação, Oscar Rubem Klegues Montedo, responsável pela área de internacionalização da Unesc.

O encontro serviu para que os estudantes apresentassem as suas experiências durante o período que estudaram fora do Brasil. Sabrina Baesso Cadorin,  da nona fase da Engenharia Ambiental Sanitária, conta que teve uma experiência muito rica na Universidade Científica del Sur, no Peru. Durante os cinco meses em que esteve fora, aproveitou para aprimorar outro idioma e realizar disciplinas que poderão ser aproveitadas no seu curso na Unesc. Ela ressalta ainda que realizou muitos estudos de campo, conhecendo diversos lugares daquele país, como a selva peruana e as regiões de grandes altitudes.

No México, mais especificamente na Universidad Autónoma de San Luis Potosí, Emanuela e Arthur, realizaram atividades e disciplinas na área do Direito. Entre as experiências vividas, a assistência na área de Direitos Humanos, com atendimentos a imigrantes ilegais, questões de gênero e Direito de Família. Além da vida acadêmica no exterior, eles destacam a receptividade do povo mexicano e a oportunidade de trocar experiências com alunos do vários países. Segundo os jovens, realizar o intercâmbio em uma universidade com perfil bastante internacionalizado é ainda mais enriquecedor.

Para o professor Oscar Montedo o projeto de Mobilidade Acadêmica é uma grande oportunidade de unir formação acadêmica formal com o desenvolvimento do cidadão. “Isso para nós é sensacional, essa troca de experiências possibilitado pela Unesc junto a outras instituições fora do país”, observa.

Os estudantes interessados em participar de intercâmbios podem se inscrever nos processos seletivos realizados todos os semestres para diversas instituições que Unesc mantém  acordos de cooperação internacional.  Atualmente a Unesc possui 44 acordos internacionais com 18 países.

Fonte: AICOM - Assessoria de Imprensa, Comunicação e Marketing

19 de março de 2018 às 21:57
Compartilhar Comente

Deixe um comentário