AICOM - Assessoria de Imprensa, Comunicação e Marketing

Nova turma do Programa de Residência Multiprofissional inicia atuação em Criciúma

Nova turma do Programa de Residência Multiprofissional inicia atuação em Criciúma
Grupo vai desenvolver atividades por dois anos em Unidades de Saúde (Foto: Decom) Mais imagens

Um novo grupo de profissionais de Enfermagem, Farmácia, Fisioterapia, Nutrição, Odontologia, Psicologia e Educação Física (Bacharelado) vai iniciar os trabalhos na comunidade, por meio do Programa de Residência Multiprofissional em Saúde. Na manhã desta terça-feira (13/3), os 21 residentes, acompanhados por professores e gestores da Unesc participaram de um encontro com o prefeito Clésio Salvaro e representantes do poder público, para uma apresentação dos participantes desta edição do Programa. Eles vão passar dois anos desenvolvendo atividades e estudos em 20 Unidades de Saúde de Criciúma, com bolsa dos Ministérios da Saúde e da Educação.

Segundo a reitora da Unesc, Luciane Ceretta, esta é a nona turma de Residência Multiprofissional em parceria com a prefeitura, uma parceria caracterizada por ela como muito forte, muito sólida. A reitora, responsável pela implantação do Programa na Universidade, há dez anos, comenta que ele tem dupla finalidade. “Ele oferece uma formação para a prática e, portanto, faz toda uma articulação com a graduação, qualificando muito o ensino na área da saúde coletiva. Também qualifica o cenário de práticas, na medida em que este residente transita tanto no atendimento nas diferentes áreas que ele faz parte nas Unidades de Saúde quanto na sala de aula dentro da Instituição nas atividades de pesquisa, de extensão e acompanhando as atividades de ensino”, salienta.

De acordo com Luciane, o Programa de Residência Multiprofissional vem ao encontro das necessidades no cenário nacional. “O Brasil hoje precisa de profissionais cada vez mais qualificados, sobretudo na área da saúde parta dar atenção necessária às demandas que vem das pessoas, que são sempre maiores, até por conta da longevidade. A Unesc então participa dessa formação que tem essa perspectiva, como Universidade Comunitária que é, está sempre à frente de seu tempo e buscando novas alternativas para qualificar a sua atuação”, afirma a reitora.

Salvaro deu as boas-vindas aos residentes, desejou sucesso nas atividades e salientou a importância de parcerias como esta feita com a Unesc para o desenvolvimento do município. "Cada um deve aproveitar a oportunidade que está recebendo e se esforçar para prestar um ótimo serviço aos criciumenses. Nós buscamos o mesmo propósito, que é oferecer uma saúde resolutiva, de qualidade e humanizada. Vocês serão muito importantes para a saúde pública durante os dois anos de duração da residência, e ao final do programa, esperamos que permaneçam conosco”, comenta Salvaro.

Conforme o coordenador do Programa de Residência Multiprofissional da Unesc, Jacks Soratto, os residentes começam a atuar a partir do dia 19 de março nas Unidades de Saúde e nestas últimas duas semanas, eles estão passando por um acolhimento pela equipe do Programa e representantes do poder público. “Eles participam ativamente do dia a dia das Unidades de Saúde e são inseridos nos serviços. Também têm contato com locais de atendimento como o Capes e hospitais, além de uma carga teórica. O objetivo principal do Residência Multiprofissional é a aprendizagem em serviço. É colaborar para que eles sejam profissionais diferentes e que colaborem com a mudança de cenário de práticas”, afirma Jacks.

O evento teve a participação da pró-reitora Acadêmica, Indianara Becker, da coordenadora do PPGSCol (Programa de Pós-graduação em Saúde Coletiva – Mestrado Profissional) e tutora da Residência, Lisiane Tuon, da diretora de Extensão, Cultura e Ações Comunitárias, Fernanda Sônego, da secretária de Saúde de Criciúma, Franciele Gava e do secretário de Governo, Arleu da Silveira.

Fonte: Setor de Comunicação Integrada

13 de março de 2018 às 14:54
Compartilhar Comente

Deixe um comentário