AICOM - Assessoria de Imprensa, Comunicação e Marketing

Gestão da Unesc prestigia posse de Eduardo Moreira como governador do Estado

Gestão da Unesc prestigia posse de Eduardo Moreira como governador do Estado
Comitiva esteve em Florianópolis, onde ocorreu a cerimônia (Fotos: Vitor Netto) Mais imagens

Pela segunda vez, Eduardo Pinho Moreira assumiu o governo do Estado de Santa Catarina. A cerimônia de posse ocorreu na tarde de sexta-feira (16/2) no CentroSul, em Florianópolis. A solenidade teve a presença de milhares de pessoas, entre familiares, políticos regionais, estaduais e nacionais, convidados, correligionários de Moreira e a comitiva formada por gestores, professores e acadêmicos da Unesc. O governador assume o cargo com o propósito de investir em dois principais pontos no governo: saúde e segurança pública.

Raimundo Colombo pediu licença do cargo para realizar uma viagem à Espanha. Moreira já assumiu o Estado em 2006 quando o seu companheiro de campanha, Luiz Henrique da Silveira, se afastou do cargo para concorrer à reeleição.

Em seu discurso, Moreira destacou as responsabilidades que o governo apresenta. “Estabelecer prioridades é um dos grandes desafios da gestão pública, ou melhor, em tudo na vida. Em diversos momentos da vida é preciso fazer escolhas. Essa é a essência da responsabilidade, e também da coragem. Assim será para esse governo, que será breve em duração, mas com importantes decisões, para isso precisamos saber bem as nossas prioridades. Governar com responsabilidade, olhando para todas as regiões é o meu compromisso com Santa Catarina”, destacou.

Com mais de 30 anos de estrada política, Moreira destacou a construção de sua trajetória. “O trabalho de construir o navio é árduo, exige tempo e enorme dedicação até que ele esteja pronto. De certa forma, é assim a nossa vida. Agradeço ao governador Raimundo Colombo pela confiança em mim e há estes sete anos trabalhando junto, que muito contribuíram para a construção de meu navio”.

Em seu discurso de despedida, Colombo fez um respaldo de suas convicções políticas. “O respeito a cada um, é a base mais sólida que se pode construir, para que o Brasil vença as suas dificuldades estruturais que estão aí, mas consolide o bem maior que é a democracia e a liberdade. Acredito sempre, que eu e o Eduardo estabelecemos como diretrizes as pessoas em primeiro lugar. Por que não há como não reconhecer que a prática política em todos os lugares, de certa forma sofreu um afastamento, de uma maneira nós ficamos distantes do povo e de suas reivindicações maiores. Por isso a essência é que as pessoas estejam em primeiro lugar”, afirmou.

Ainda destacou a conjuntura e estabilidade do Estado. “Quando você olha para o número de crescimento da economia, que é a geradora de emprego e de estabilidade da vida das pessoas, você percebe que o Brasil começou a dar a volta, a vencer a as dificuldades e reverter o cenário de depressão econômica, de recessão de PIB negativo para o positivo. Em Santa Catarina, foi o maior PIB do Brasil, em 4,3%. Esta é a Santa Catarina, este é o povo catarinense”, ressaltou. “Somos indicadores sociais, com a maior expectativa de vida, com 79 anos e um mês. O índice de mortalidade infantil abaixo de 10, com o melhor indicador do Brasil. O ranking de competitividade nos leva ao segundo colocado, pois somos um Estado moderno, desenvolvido e ainda está sendo investido”.

Para a reitora da Unesc, Luciane Ceretta, a região Sul ganha muito tendo um representante a frente do governo. "A Unesc não poderia faltar neste momento histórico para o sul do Estado, tendo em vista sua participação há 50 anos na formação de profissionais e pessoas que contribuem para o desenvolvimento regional. Desejamos sucesso ao governador em exercício, e colocamos a Universidade à disposição de Santa Catarina", afirmou Luciane.

O governo de Eduardo Moreira


As duas principais diretrizes do governo de Moreira são a saúde e a segurança pública. Para o cargo de secretário de Saúde do Estado, o governador nomeou Acélio Casagrande. Já para a segurança, o novo secretário é Alceu de Oliveira Pinto Junior.

“Compartilho com vocês com enorme preocupação com duas áreas, e que serão prioridade. Como médico, tratarei pessoalmente da saúde. Junto com o secretário Acélio, visitando hospitais já na segunda-feira e identificando os problemas lá no ponto. E como pai e avô, terei grande atenção com a segurança, fornecendo as melhores condições de trabalhos possíveis para as polícias Civis e Militares. Nosso foco maior será direcionado, a consolidar as bases para que a saúde e a segurança ganhem um novo capítulo a partir de hoje”.

Tributo a Luiz Henrique


A viúva de Silveira, Ivete Appel da Silveira, entregou a Colombo e Moreira uma gravata de cada, que pertenceu a Silveira. De acordo com Moreira, Silveira foi uma das pessoas responsáveis pela sua vida política. “Ele que me influenciou a entrar na vida política. Amigo e inspiração de todos os momentos. Fonte de aprendizado”, comentou.

Colombo também destacou a participação de Silveira no crescimento e na representação política do Estado. “Faço uma homenagem, ao homem que hoje entregou para mim e ao Eduardo uma gravata, mas há 15 anos nos entregou a confiança. Ele abriu a porta de um projeto político, ele me deu as oportunidades, ele confiou em mim. Certamente não teria a maturidade, que acredito que tenho se não tivesse convivido com ele”, afirma.

Presenças

O ministro da Secretaria de Governo, Carlos Marun, também esteve presente, representando presidente Michel Temer.

Uma comitiva de 15 representantes da Unesc viajou na manhã da sexta-feira (16/2), para prestigiar a posse de Eduardo Pinho Moreira ao cargo de governador do Estado de Santa Catarina. Liderados pela reitora Luciane Ceretta e pelo vice Daniel Preve, a comitiva foi composta pela pró-reitora Acadêmica, Indianara Becker, pelo pró-reitor de Planejamento e Desenvolvimento Institucional, Thiago Fabris, pela diretora Fernanda Sônego, e os gerentes Evânio Nicoleit, Henrique Vargas e Valdemira Dagostin. Membros do gabinete da Reitoria e presidente do DCE, Alexandre Bristot e demais acadêmicos vinculados ao DCE estiveram presentes.

Vida de Moreira

Eduardo Pinho Moreira é filho de Hindemburg Moreira e Maria Adelaide Tasso Pinho Moreira. Nasceu em Laguna e formou-se em Medicina na UFJF (Universidade Federal de Juiz de Fora), em Minas Gerais. Especializou-se em Cardiologia e Medicina do Trabalho. Aos 68 anos, tem quatro filhos e cinco netos.

Moreira começou sua carreira médica em Criciúma. Foi também na cidade que iniciou a sua carreira política. Em 1987, elegeu-se para deputado federal, ficando no cargo até 1991. Em 1990 foi reeleito por mais quatro anos.

Mas foi em 1993, que com uma votação expressiva, foi eleito prefeito de Criciúma, ficando no cargo até 1996. Na cidade, uma de suas principais obras foi o sistema de transporte público que é utilizado até hoje. Outros projetos ligados a saúde marcaram presença na gestão de Moreira.

Após um período afastado da vida pública, dedicando-se a sua carreira médica, em 2002 recebeu o convite de Luiz Henrique da Silveira para compor o cargo de vice da chapa para as eleições do governo. Em 2003, Silveira e Moreira tomaram posse do governo do Estado.

Em 2006, Silveira afastou-se do cargo de governador para concorrer à reeleição, e foi neste ano que Moreira assumiu pela primeira vez o governo do Estado. Em 2010, foi eleito vice-governador ao lado de Raimundo Colombo, e a dupla foi reeleita em 2014.

Fonte: Setor de Comunicação Integrada

17 de fevereiro de 2018 às 14:23
Compartilhar Comente

Deixe um comentário