AICOM - Assessoria de Imprensa, Comunicação e Marketing

Projeto da Unesc leva melhorias a Associações de Pais e Professores de Siderópolis

Projeto da Unesc leva melhorias a Associações de Pais e Professores de Siderópolis
Bolsistas trabalharam em contato com APP’s durante dois anos (Foto: Divulgação) Mais imagens

Professores e acadêmicos da Unesc colaboraram com escolas, por meio “Programa de Assessoria e Consultoria Contábil e Organização das APP´s da Rede Pública Municipal de Siderópolis-SC”. Desde o primeiro semestre de 2016, o projeto atuou em oito escolas, com orientações, assessorias e consultorias contábeis.

A professora Ana Paula Silva dos Santos foi uma das organizadoras do projeto e afirma que as atividades beneficiaram todos os influenciados. “Os alunos têm a possibilidade de se deparar com a realidade das APP’s e compará-las com a teoria estudada em sala de aula. Por estarem acompanhados dos professores, é perceptível a segurança em propor melhorias e inovações. Os ganhos da ação chegam à Universidade, aos acadêmicos, à sociedade, às escolas, aos professores e aos alunos”, afirma.

Ela destaca ainda que os representantes da Universidade encontraram diversas necessidades nas Associações de Pais e Professores e receberam a liberdade para pensar e propor melhorias. “Os locais que participaram dos estudos apresentaram APP’s desatualizadas. A ação dos acadêmicos apresentou um fluxograma de ideias e acompanhou o processo de implementação”, explica.

Segundo a professora, os resultados de uma boa participação do grupo de pais e professores nas escolas, acompanhados pelos bolsistas do projeto, levou benefícios ao ensino, aumentou a participação da comunidade, deu início ao Projeto Político Pedagógico da escola, fortaleceu a equipe gestora, solucionou conflitos, desenvolveu um grêmio estudantil e melhorou a estrutura da cantina escolar.

Após o fim da participação nas escolas, os acadêmicos da Unesc estão trabalhando em uma cartilha, que vai colaborar com as escolas no processo de implantação e atualização de APP’s.

A acadêmica de Ciências Contábeis Bianca Câmara conta que participar das ações agregou a qualidade de sua graduação. “Aprendi a pesquisar, a buscar conhecimento e compartilhá-lo. Também senti a necessidade de desenvolver a minha comunicação e entendi que conversar com a sociedade requer um cuidado diferenciado. O projeto nos tirou da zona de conforto”, afirma.

Além de Bianca, no segundo ano de atuação do projeto também participou a acadêmica Leopoldina Claudete dos Santos Jorge e os professores Jonas Scremin Brolese, Milla Lucia Guimarães e Andreia Cittadin. O projeto é ligado ao PEGC (Programa de Extensão em Gestão Contábil).

Fonte: Setor de Comunicação Integrada

15 de dezembro de 2017 às 16:38
Compartilhar Comente

Deixe um comentário