AICOM - Assessoria de Imprensa, Comunicação e Marketing

Convênio agiliza processos do Procon e agrega conhecimentos à vida acadêmica de alunos da Unesc

Convênio agiliza processos do Procon e agrega conhecimentos à vida acadêmica de alunos da Unesc
Estudantes de Direito trabalharam lado a lado com o órgão municipal (Foto: Divulgação) Mais imagens

Os alunos do curso de Direito da Unesc aprenderam, vivenciaram uma experiência profissional e auxiliaram o Procon (Programa de Proteção e Defesa do Consumidor) de Criciúma a agilizar processos de conciliação entre empresas e consumidores. Seis acadêmicos estiveram envolvidos nas atividades de 2017 da parceria entre prefeitura de Criciúma e Universidade, por meio da UJC (Unidade Judiciária de Cooperação), que encerraram nesta quarta-feira (13/12).

As trocas de conhecimento ocorreram na sede do Procon, onde os estudantes participaram de encontros semanais, presenciaram audiências e auxiliam na elaboração de documentos ao Jecon (Juizado Especial do Consumidor).

O idealizador do convênio e professor de Direito da Unesc, Israel Rocha Alves, conta que esta parceria vai beneficiar o futuro profissional formado na Universidade. “Aproximar os acadêmicos da vivência em um órgão de proteção e defesa do consumidor é essencial para o aprendizado. Além disso, qualifica as atividades do Procon, pois há mais pessoas propondo soluções para os casos de conciliação entre consumidores e comerciantes”, afirma Alves.

Segundo o coordenador do Procon de Criciúma, Gilberto Santos, as atividades do convênio estão dando bons frutos e já tem data para retornarem em 2018. “A parceria está fluindo muito bem. Os trabalhos com os alunos serão retomados em fevereiro de 2018 e em razão do sucesso dos encontros, estamos estudando a possibilidade de ampliar a iniciativa”, comenta.

Durante o semestre, os acadêmicos acompanharam uma média de 20 audiências de conciliação por mês. “Nos trabalhamos na resolução dos conflitos e os resultados superaram as expectativas. Atuar no Procon é diferente dos demais estágios relacionados as práticas jurídicas. Foi bom para todos”, destacou o estudante Yuri Vieira Cardoso.

Fonte: Setor de Comunicação Integrada

13 de dezembro de 2017 às 16:17
Compartilhar Comente

Deixe um comentário