AICOM - Assessoria de Imprensa, Comunicação e Marketing

Professora participa de oficina para revisão da Política Nacional de Educação Permanente em Saúde

Professora participa de oficina para revisão da Política Nacional de Educação Permanente em Saúde
Fabiane Ferraz representou o PPGSCol no evento (Foto: Divulgação) Mais imagens

A Unesc esteve presente na oficina regional para revisão e atualização da PNEPS (Política Nacional de Educação Permanente em Saúde), que ocorre nesta segunda e terça-feira (4 e 5/12), em Florianópolis. A professora do PPGSCol (Programa de Pós-Graduação em Saúde Coletiva - Mestrado Profissional), Fabiane Ferraz, representou a Instituição no evento promovido pelo Ministério da Saúde e pela OPAS (Organização Pan-Americana de Saúde).

A professora da Unesc presta assessoria a Divisão de Educação Permanente, da Secretaria Estadual de Saúde sobre o tema de EPS desde 2010, e, com a professora Mira Dagostin do curso de Enfermagem, atua como representante da Unesc junto à CIES Carbonífera (Comissão de Integração Ensino-Serviço da Região Carbonífera).

Esse espaço de articulação junto a CIES por muitos anos foi ocupado pela professora e atual reitora da Unesc, Luciane Ceretta, que mobilizou o fortalecimento da Saúde Coletiva em âmbito institucional e regional com a aprovação de importantes projetos institucionais entre os quais podemos destacar o Pro-PET Saúde e a Residência Multiprofissional em Atenção Básica/Saúde da Família que promovem significativas mudanças nos cenários de atuação profissional em saúde, e, por conseguinte, melhoria na qualidade da atenção à saúde prestada em nossa região.

“A relevância da PNEPS é o seu construto teórico-metodológico o qual é o eixo norteador de todos os demais programas e políticas que envolvem a integração ensino-serviço no âmbito do Ministério da Saúde, estados, regiões de saúde e municípios, sendo que a Unesc como Universidade Comunitária que é, sempre desempenhou na região um importante papel nos processos de ensino, sendo uma parceira ativa dos municípios para realização de ações de Educação Permanente em Saúde. Logo, é de extrema importância estamos presentes nos espaços que discutem a atualização da referida política”, afirma Fabiane.

Estiveram presentes no evento representantes de espaços ligados a EPS dos três estados da região Sul do Brasil, representantes do SGTES/MS, CONASS, CONASEMS, OPAS, CES, sendo que foi realizado uma avaliação dos itens que compõem a atual portaria que normatiza a PNEPS, além de fazer uma avaliação dos movimentos realizados nos Estados e Regiões de Saúde nesses dez anos de existência da política.

Fonte: Setor de Comunicação Integrada

07 de dezembro de 2017 às 13:38
Compartilhar Comente

Deixe um comentário