AICOM - Assessoria de Imprensa, Comunicação e Marketing

Unesc contribui na elaboração de políticas de resíduos para Criciúma

Unesc contribui na elaboração de políticas de resíduos para Criciúma
Ação tem o intuito de trazer melhorias ao município (Foto: Divulgação) Mais imagens

A Unesc está colaborando de forma efetiva na elaboração de Projeto de Lei do Executivo para aprovação da política municipal de resíduos sólidos em Criciúma. Participa do processo a equipe do projeto de extensão Coleta Seletiva Solidária, por meio de uma intervenção interdisciplinar. A iniciativa também conta com o envolvendo da Famcri (Fundação de Meio Ambiente) e da Secretaria de Infraestrutura e Procuradoria do Município.

O trabalho de cooperação da universidade foi socializado na tarde da última terça-feira (14/11) aos membros da COMAVH (Comissão Permanente de Meio Ambiente e Valores Humanos da Unesc), com a apresentação do professor Mário Ricardo Guadagnin, coordenador do projeto. “O propósito é atuar na consolidação de política pública com a inquietação de defender a participação ativa de grupos sociais na tomada de decisões sobre problemas de gestão e gerenciamento de resíduos sólidos, amparados na materialização de lei municipal em consonância com legislação nacional em vigor, lei 12305/2010”, comentou o professor.

Segundo Guadagnin, a equipe extensionista protocolou um ofício apresentando contribuições técnicas ao legislativo municipal, que suspende a tramitação da matéria e a leva novamente até o poder executivo, para o seu aprimoramento. “A legislação de Criciúma encontra-se excessivamente atrasada no que se refere à implementação da política municipal de resíduos sólidos sete anos após a implementação da PNRS (Política Nacional de Resíduos Sólidos). A inclusão de tal temática na agenda do legislativo municipal necessita da revisão de alguns vícios formais que impedem sua implementação”, justificou o professor.

Fonte: Setor de Comunicação Integrada

16 de novembro de 2017 às 19:12
Compartilhar Comente

Deixe um comentário