AICOM - Assessoria de Imprensa, Comunicação e Marketing

Empresas são contratadas para aprimoramento do desempenho energético

Empresas são contratadas para aprimoramento do desempenho energético
Assinatura ocorreu na tarde desta quinta-feira na Universidade (Foto: Arquivo) Mais imagens

Por meio do PEE (Programa de Eficiência Energética) da Celesc, regulado pela Anell (Agência Nacional de Energia Elétrica, serão investidos na Unesc mais de R$ 800 mil para aprimorar o desempenho energético de equipamentos e sistemas que utilizam energia elétrica. O primeiro passo para o início dos trabalhos foi dado nesta quinta-feira (19/10), com a assinatura de contrato com as empresas Inerge (Instituto de Estudos e Gestão Energética) e Moneretto Luz Engenharia, que irão executar o projeto. 

O principal objetivo da ação é combater o desperdício de energia e contribuir para a sustentabilidade, já que essa é uma das preocupações da Unesc como Universidade Comunitária.  “Nós estamos ansiosos com o início deste projeto e esperamos que vocês façam o trabalho com muita dedicação”, falou a reitora Luciane Ceretta aos empresários. “A Unesc é uma Universidade de todos”, finalizou.

Diminuição do gasto de energia

A Unesc teve o projeto de eficiência energética aprovado no processo de seleção realizado pela Celesc na Chamada Pública PEE 001/2016, evento que ocorre anualmente. Para participar da Chamada Pública, os projetos deveriam estar pautados em ações de melhoria de instalação, que são ações realizadas em instalações de uso final de energia elétrica envolvendo a troca ou melhoramento do desempenho energético de equipamentos e sistemas de uso da energia elétrica. Projetos que contemplem, além das ações de melhoria, a inclusão de geração de energia elétrica com uso de fontes incentivadas, poderiam participar do processo de seleção. O convênio entre a Celesc e a Unesc foi assinado no dia 9 de agosto deste ano.

O pró-reitor de Administração e Finanças da Unesc, Thiago Fabris, comentou que a utilização racional da energia é essencial para atingir a eficiência nos custos. “Não só da Instituição, mas também para contribuir com o desenvolvimento sustentável do meio ambiente. O convênio assinado permitirá que a Unesc reduza consideravelmente seus custos relacionados à energia. É mais um dos vários convênios que beneficiará a instituição e toda a comunidade”, afirmou.

Ações previstas no projeto:

- Substituição de 70 climatizadores de janela por condicionadores de ar Split Inverter classe A com gás ecológico.
- Substituição de mais de 6 mil lâmpadas Florescentes e descarga que contem mercúrio e metais pesados por lâmpadas e luminárias em LED com selo “PROCEL IN METRO”.
- Implantação de sistema de aquecimento Solar na Piscina do Complexo Esportivo;
- Instalação de Desumidificadores de Alta Eficiência no sistema de climatização do Biotério;
- Capacitação para comunidade acadêmica para uso racional e consciente dos recursos energéticos e seus impactos no meio ambiente

Alguns benefícios com a implantação do Projeto:

- Substituição dos equipamentos atuais por equipamentos mais modernos e com selo A Procel.
- Redução de 16% no consumo de energia e redução de 8,6% de demanda na ponta.
- Redução em mais de 20% nos custos com energia elétrica e cerca de em mais de 12 % nos custos com manutenção.
- Redução das despesas com manutenção de sistema de iluminação e equipamentos.
- Redução das interrupções dos serviços provocados pelas manutenções corretivas nos sistemas.
- Contribuição para difusão de uma cultura que privilegia os processos de desenvolvimento sustentáveis, que valorize a conservação de energia, o ambiente e os recursos naturais.
- Aumento da satisfação do ambiente de trabalho contribuindo para melhoria dos serviços prestados à comunidade.

Saiba mais

O projeto foi coordenado pela equipe do Departamento de Projetos e Infraestrutura da Unesc, sob responsabilidade do engenheiro Israel Dal Toe Benincá e a gerencia de Grasiela de Espíndola Goulart Nuernberg.

Fonte: Setor de Comunicação Integrada

19 de outubro de 2017 às 17:56
Compartilhar Comente

Deixe um comentário