AICOM - Assessoria de Imprensa, Comunicação e Marketing

Semana da Pessoa com Deficiência inicia com diálogo com entidades da região

Semana da Pessoa com Deficiência inicia com diálogo com entidades da região
O evento tem como objetivo dar visibilidade a esta camada da população (Fotos: Milena Nandi) Mais imagens

A 1ª Semana da Pessoa Com Deficiência e o 2º Encontro Intersetorial Regional dos Direitos da Pessoa com Deficiência iniciaram na noite desta quinta-feira (21/9) na Unesc com uma mesa de diálogo envolvendo representantes de entidades da região e profissionais de saúde. Os eventos seguem até 28 de setembro com diversas atividades no campus. Eles têm o objetivo de dar visibilidade à pessoa com deficiência e trazer temáticas diferenciadas ao debate, por meio de palestras, apresentações culturais e rodas de conversa. Prevenção de deficiências, educação inclusiva, gênero, sexualidade e deficiências, entre outros assuntos, serão discutidos durante os encontros.

Na abertura, o presidente do Conselho Municipal dos Direitos da Pessoa com Deficiência de Criciúma, Cláudio Pacheco e o promotor da 8º Promotoria de Justiça da Comarca de Criciúma, Márcio Vieira abordaram o histórico da luta pelos direitos da pessoa com deficiência no Brasil e na região. Segundo Pacheco, as primeiras experiências em forma de associações ocorreu tendo o foco na prática esportiva e apenas na década de 80 é que surgiram as primeiras associações para lutar pelos direitos destas pessoas.

Os eventos são gratuitos e promovidos pelo CER (Centro Especializado em Reabilitação) da Unesc, em parceria com o DIDH (Diversidades, Inclusão e Direitos Humanos), além de outros setores da Universidade.

Encontro para pensar melhorias

Segundo a coordenadora do CER, Lisiane Tuon, os temas que serão abordados ao longo dos eventos são importantes para a reflexão sobre assuntos que carecem de mais atenção. “Que bom que temos associações e entidades engajadas nesse debate. A Unesc sempre apoiou a inclusão em todos os espaços. A inclusão faz parte da política institucional da Universidade”, comentou.

O pró-reitor de Pós-Graduação, Pesquisa e Extensão da Unesc, Oscar Montedo, comentou que a Semana da Pessoa com Deficiência é uma oportunidade para que todos reflitam como podem, de seus lugares, tornar os espaços mais acessíveis para todos.

A abertura do evento contou ainda com a participação do secretário de Saúde de Maracajá, Diogo Copetti, da diretora da UNA SAU (Unidade Acadêmica de Ciências da Saúde), Mira Dagostim, e da assistente social do CER, e representante do DIDH, Priscila Schacht Cardozo.

Manifesto

O primeiro dia da Semana foi marcado ainda pelo manifesto “É só um minutinho!”, que chamou a atenção dos motoristas que passaram pelo campus sobre as vagas de estacionamento destinadas às pessoas com deficiência.

Pacto pela Promoção do Respeito à Diversidade

A Semana da Pessoa com Deficiência da Unesc ainda será marcada pela assinatura do Pacto Universitário pela Promoção do Respeito à Diversidade, da Cultura da Paz e dos Direitos Humanos na terça-feira (26/9), às 19 horas, no Auditório Ruy Hülse. O evento contará com a palestra “Gênero, Sexualidade e Deficiências”, da professora da UFSC e pesquisadora vinculada ao Núcleo de Identidades de Gênero e Subjetividades do Departamento de Antropologia da UFSC e ao Núcleo de Estudos sobre Deficiência do Departamento de Psicologia da mesma universidade, Anahi Guedes Mello.

Segundo Priscila, do DIDH, além da Unesc aderir ao Pacto Universitário promovido pelo Ministério da Justiça e Direitos Humanos e pelo Ministério da Educação, a Universidade irá apresentar a comissão formada por alunos, professores, funcionários e gestores que vai pensar a apresentar ações relacionadas ao pacto a serem desenvolvidas pela Instituição nas esferas: ensino, pesquisa, extensão, gestão e comunidade.

A assinatura ocorrerá no dia em que o DIDH completa um ano de atividades na Unesc.

Mais informações

Fonte: Setor de Comunicação Integrada

21 de setembro de 2017 às 22:35
Compartilhar Comente

Deixe um comentário