AICOM - Assessoria de Imprensa, Comunicação e Marketing

Seminário de Gestão Territorial inicia com debate sobre Resíduos Sólidos

Seminário de Gestão Territorial inicia com debate sobre Resíduos Sólidos
Encontro ocorre até quinta-feira na Universidade (Fotos: Mayra Lima) Mais imagens

O desequilíbrio e a crise ambiental entraram em pauta na Unesc com a abertura do Seminário de Pesquisa em Planejamento e Gestão Territorial. O encontro, que ocorre até quinta-feira (14/9), tem o intuito de desenvolver o debate sobre a temática central: “Sustentabilidade dos Ecossistemas Urbanos”. O evento iniciou com debate sobre Resíduos Sólidos e contou com a participação dos professores doutores Geraldo Antônio Reichert, da Universidade de Caxias do Sul, e Gina Rizpan Besen, da Universidade de São Paulo.

O debate foi mediado pelo professor da Unesc Mario Guadagnin. “Compartilhar experiências é a melhor forma de promover o bem comum. Essa troca de saberes da academia para a comunidade e da comunidade para a academia nos faz refletir sobre certezas e incertezas de nossa trajetória”, comentou.

O pró-reitor de Pós-Graduação, Pesquisa e Extensão, Oscar Montedo, comentou que a sustentabilidade é extremamente complexa. “Para conseguirmos entende-la são necessários espaços como esse, com pesquisadores e professores da área. Minimizando nossas ações podemos pensar na construção do futuro”, ressaltou.

Rotas tecnológicas de tratamento de resíduos sólidos, inclusão socioprodutiva de catadores de matérias recicláveis, indicadores de sustentabilidade, drenagem urbana, entre outros temas, serão debatidos durante o seminário.

E-book

Entre os artigos apresentados, os 15 melhores serão utilizados como parte da publicação de um livro, que é lançado todos os anos. Nesta edição, será lançado os melhores trabalhos do Seminário que ocorreu em 2016. A obra é organizada pelos professores Nilzo Ivo Ladwig e e Hugo Schwalm.

Segundo Ladwig, coordenador da comissão organizadora, a ação fortalece o desenvolvimento da pesquisa. “É uma forma de amadurecer as metodologias empregadas e divulgar seus resultados.  Além disso, o evento conta com uma premiação destinada aos melhores trabalhos”, comentou.

Saiba mais


O Seminário de Pesquisa em Planejamento e Gestão Territorial da Unesc tem o objetivo de fortalecer a discussão dos princípios e bases da adoção de uma perspectiva ecológica, atribuindo ao meio urbano uma noção de ecossistema na construção de políticas públicas e soluções sustentáveis que possam melhorar o ambiente nas cidades.

Confira a programação

Fonte: Setor de Comunicação Integrada

12 de setembro de 2017 às 22:02
Compartilhar Comente

Deixe um comentário