AICOM - Assessoria de Imprensa, Comunicação e Marketing

Resiliência é aliada para enfrentar o estresse

Resiliência é aliada para enfrentar o estresse
Café com ciência ocorreu nesta quarta-feira (Foto: ACIC) Mais imagens

O Café com Ciência trouxe para o debate na noite desta quarta-feira (19/7), na ACIC, um assunto que atinge quase 90% da população mundial, o estresse. Com o dia cada vez mais corrido e cheio de atribuições, os momentos de estresse passaram a ser muito mais frequentes e, que com o tempo, podem até comprometer o funcionamento do organismo.

Para esclarecer o assunto, a professora doutora da Unesc, Alexandra Zugno, conduziu o encontro e destacou a resiliência como uma maneira de enfrentar os desafios, frustrações e adversidades da vida. “Quanto mais resiliente formos, menos seremos afetados emocionalmente. Desenvolver e aumentar a resiliência ajuda a combater o estresse e nos fortalece para enfrentarmos situações muito ruins e tristes da nossa vida”, coloca Alexandra. “A pressão do dia a dia, com certeza, tira o fundamental para sermos resilientes e cria indivíduos deprimidos devido à alta tecnologia e a quantidade excessiva de trabalho”, acrescenta.

Conforme ela, pequenas mudanças no dia a dia familiar, social e de trabalho podem contribuir para amenizar este nível de estresse. “Podemos fazer novas escolhas, com criatividade e imaginação, para que possamos viver de forma saudável”, reforça.  Exercícios físicos, meditação e treinamento do autocontrole e da autoestima são atitudes que aprimoram essa competência.

Café com Ciência


O evento é uma promoção do PPGCS (Programa de Pós-Graduação em Ciências da Saúde da Unesc) e da ACIC voltada para toda a comunidade. O objetivo é estabelecer um diálogo informal com a população, levando informações e orientações a respeito da saúde. Os encontros ocorrem todos os meses sempre na sede da associação, com professores e pesquisadores da universidade.

*Com colaboração da jornalista Deize Felisberto – Assessoria Acic

Fonte: Setor de Comunicação Integrada

20 de julho de 2017 às 20:36
Compartilhar Comente

Deixe um comentário