AICOM - Assessoria de Imprensa, Comunicação e Marketing

Universidade recebe profissionais e pesquisadores para debater Educação e Direitos Humanos

Universidade recebe profissionais e pesquisadores para debater Educação e Direitos Humanos
Seminário vai ter a presença do professor doutor Renato Bueno Franco (Foto: Divulgação) Mais imagens

Professores, alunos, profissionais e pesquisadores se reúnem na Unesc de 22 a 24 de maio, para discutir o tema “Educação, Arte e Direitos Humanos” em palestras e mesas-redondas. As atividades fazem parte da programação do 2º Seminário de Educação, Conhecimento e Processos Educativos, realizado pelo PPGE (Programa de Pós-Graduação em Educação). A abertura do evento ocorre dia 22 às 13h30, com a conferência “Literatura, Política e Direitos: O Romance na Era do Terrorismo de Estado no Brasil”, com o professor doutor Renato Bueno Franco, da Unesp (Universidade Estadual Paulista).

Franco é doutor em Letras (Estudos Literários) pela Unesp de Araraquara e também defendeu a tese de livre-docência na área de Filosofia na mesma instituição. É professor credenciado do Programa de Pós-Graduação em Sociologia na Unesp e professor colaborador do Programa de Pós-Graduação em Estudos Literários da mesma universidade, onde também coordena o Grupo de Estudos Teoria Crítica: Tecnologia, Cultura e Formação. A palestra terá a mediação do professor doutor da Unesc Alex Sander da Silva e ocorre no Auditório Edson Rodrigues, localizado no Bloco P da Universidade.

O evento vai contar ainda com a presença de nomes reconhecidos no cenário nacional da Educação, como os professores doutores Doris Bittencourt Almeida (UFRGS), Nara Nörnberg (Unisinos), Patrícia Laura Torriglia (UFSC) e Luciana Gruppelli Loponte (UFRGS).

Além das palestras e mesas-redondas, o Seminário terá apresentação de resultados dos estudos produzidos por professores e alunos do Mestrado em Educação da Unesc nas linhas de pesquisa: Educação, Linguagem e Memória; Educação e Produção do Conhecimento nos Processos Pedagógicos e Formação e Gestão em Processos Educativos, e produções acadêmicas realizadas em outras instituições.

Lançamento de livros

Durante o Seminário, a Editora Unesc vai realizar lançamentos coletivos de obras. Uma delas é “Lorenzo Milani – A Escola de Barbiana e a Luta por Justiça Social”, tradução para a Língua Portuguesa da obra “Lorenzo Milani, The School Of Barbiana And The Struggle For Social Justice”, de Federico Batini, Peter Mayo e Alessio Surian, publicada em Inglês. Este é o primeiro livro traduzido pela Editora Unesc e será lançado no dia 22 de maio, às 14 horas, no Auditório Edson Rodrigues. Com tradução dos professores da Unesc, André Cechinel e Rafael Rodrigo Mueller o livro é fruto de uma parceria entre as editoras Unesc e UFSC.

No mesmo evento ocorre o relançamento do livro “Surpreender-se”, do professor Sansone Pereira. A obra é composta por 65 poesias, desenvolvidas ao longo de 26 anos pelo autor. Ela se divide pelas seções temáticas: Viver, Tempo, Amores, Mulheres, Imaginação e Autoria. O título foi publicado pela Editora Scortecci e a Ediunesc é apoiadora do seu relançamento.

Já no dia 24, às 14 horas, no Auditório Edson Rodrigues, haverá o lançamento da segunda edição de “Jogo, Brincadeira e Brinquedo: usos e significados no contexto escolar e familiar”, escrito pelo professor doutor Gildo Volpato, atual reitor da Unesc, e lançado em 2002 pela Cidade Futura. A obra é uma coedição entre Editora Unesc e Annablume Editora e será disponibilizada para venda em livrarias de todo o Brasil.

Mais informações

Fonte: Setor de Comunicação Integrada

19 de maio de 2017 às 15:51
Compartilhar Comente

Deixe um comentário