AICOM - Assessoria de Imprensa, Comunicação e Marketing

Café com Ciência tem primeira edição de 2017

Café com Ciência tem primeira edição de 2017
Encontro ocorreu na sede da Acic (Fotos: Deize Felisberto) Mais imagens

O primeiro encontro de 2017 do Projeto Café com Ciência, uma parceria entre a Unesc e a ACIC (Associação Empresarial de Criciúma), ocorreu na noite desta quarta-feira (5/4), na sede da entidade e esclareceu dúvidas sobre o vírus Papilomavírus Humano, o HPV.

A professora doutora da Unesc Maria Inês da Rosa falou sobre os mitos relacionados ao tema. Um deles envolvendo o câncer de colo de útero. “Há uma crença de que todas as mulheres que possuem o HPV desenvolvem câncer de colo de útero, o que não é verdade. Temos mais de 150 tipos de HPV, 40 deles na região pélvica e nem todos provocam câncer”, afirmou.

O HPV é considerado doença sexualmente transmissível. Entre 80 e 90% da população já entrou em contato com o vírus alguma vez na vida, mesmo que não tenha desenvolvido lesão.

Maria Inês explicou que não existe tratamento para o vírus e, por isso, iniciou-se as pesquisas para o desenvolvimento de vacinas, já disponibilizadas na rede pública de saúde. “Também se criou outro mito com relação à vacina, de que a mesma não é segura, provocando reações e sequelas. A vacina é segura, prevenindo contra quatro tipos de HPV, e os pais devem levar seus filhos, meninos e meninas, para tomar as três doses indicadas”, reforçou. Em 2017, o Ministério da Saúde também passou a disponibilizar a vacina para meninos entre 12 e 13 anos.

O Café com Ciência é uma promoção do PPGCS (Programa de Pós-Graduação em Ciências da Saúde da Unesc) e da ACIC voltada para toda a comunidade. O objetivo é estabelecer um diálogo informal com a população, levando informações e orientações a respeito da saúde que possam contribuir para a vida das pessoas. Os encontros ocorrem todos os meses sempre na sede da associação, com professores e pesquisadores da Universidade.

A próxima edição do Café com Ciência ocorre no dia 26 de abril.

*Com colaboração da assessora de imprensa da ACIC, Deize Felisberto

Fonte: Setor de Comunicação Integrada

07 de abril de 2017 às 16:53
Compartilhar Comente

Deixe um comentário