AICOM - Assessoria de Imprensa, Comunicação e Marketing

Pesquisador internacional debate sobre a história da cidade em encontro do PPGCA

Pesquisador internacional debate sobre a história da cidade em encontro do PPGCA
Encontro ocorreu nesta quinta-feira (Fotos: Divulgação) Mais imagens

A Unesc recebeu nesta quinta-feira (23/3) o pesquisador internacional Enrique Aliste Almuna. Ele ministrou a aula inaugural do PPGCA (Programa de Pós-Graduação em Ciências Ambientais), com o tema “Imaginários, discursos, representações: A Cidade desde seu Espaço Vivido”. Enrique tem sua pesquisa e ensino voltados a estudos sócio-territoriais culturais, geo historical, urbano, socioambientais, conflitos e sustentabilidade, com abordagens interdisciplinares ligadas a geografia social, cultural e histórica.

“Sendo Criciúma uma cidade, que, apesar de seu inegável crescimento econômico, ainda apresenta, no momento atual, questões ambientais importantes como 29 áreas de riscos socioambientais, a chegada do professor Enrique é de grande importância para contribuir com a Universidade. O Enrique é um geógrafo diferenciado, que vai além do espaço físico. Para ele a história da cidade e os modos de vida das pessoas é que devem merecer a atenção dos pesquisadores e planejadores urbanos. Ele veio até a Unesc nos mostrar como se faz isso”, comentou a professora do PPGCA Terezinha Gonçalves.

Enrique também participou da banca julgadora da tese da doutoranda da Unesc Aline Hilsendeger Pereira de Oliveira, que trouxe o tema “Sustentabilidade urbana e o desenvolvimento socioeconômico”. O trabalho foi orientado pela professora Terezinha. “A pesquisa se referenciou em autores do pensamento crítico, como geógrafos e economistas. Desse modo, foi possível identificar os aspectos restritivos e potenciais do desenvolvimento urbano que levam à sustentabilidade em Criciúma, por meio de um novo conceito de desenvolvimento urbano”, ressaltou a professora.

Fonte: Setor de Comunicação Integrada

24 de março de 2017 às 14:49
Compartilhar Comente

Deixe um comentário