AICOM - Assessoria de Imprensa, Comunicação e Marketing

Ex-aluna da Unesc é finalista do Prêmio Saint-Gobain de Arquitetura

Ex-aluna da Unesc é finalista do Prêmio Saint-Gobain de Arquitetura
Tatiany inscreveu o seu Trabalho de Conclusão de Curso (Foto: Divulgação) Mais imagens

Entre os 10 finalistas do Prêmio Saint-Gobain de Arquitetura – Habitat Sustentável está Tatiany Frölich, egressa da Unesc. Ela se inscreveu com o projeto desenvolvido para o seu Trabalho de Conclusão de Curso, orientado pelo professor Pedro Luiz Kestering e que traz a ideia da criação de um Centro de Educação Ambiental em Siderópolis/SC, a ser construído em uma das áreas recuperadas do munícipio. O resultado final sairá até o dia 23 de fevereiro.

O concurso mobiliza profissionais e estudantes que acreditam na importância da contribuição da construção civil para a sustentabilidade e bem-estar. Nessa edição do Prêmio, os diversos confortos de uma obra - térmico, acústico, visual, modular e de saúde - são o tema central, aliados ao uso da inovação e sustentabilidade das soluções construtivas.

Tatiany comenta que ter sido finalista em um concurso nacional foi surpreendente. “Eu não esperava, me inscrevi sem imaginar que chegaria até o final. Essa competição fortalece uma nova fase da Arquitetura, preocupada com a diminuição de resíduos e com a qualidade de vida”, contou a arquiteta.

Centro de Educação Ambiental


O projeto de Tatiany visa a criação de um local para estimular a mudança comportamental dos moradores de Siderópolis, que vem sofrendo constantes modificações territoriais no processo de recuperação ambiental. “O processo para se alcançar a sustentabilidade inclui novas práticas da população, para que isso se torne possível é preciso disseminar as informações e as atividades de educação ambiental”, ressalta.

No edifício seriam abrigadas atividades de educação ambiental e eventos culturais, com o intuito de aplicar no projeto arquitetônico os princípios da arquitetura sustentável, como a qualidade do ambiente interno, a eficiência acústica e energética. “Recuperação da água da chuva, energia solar, entre outras possibilidades foram implementadas o projeto”, contou Tatiany.

Saiba mais sobre o prêmio: (clique aqui)

Fonte: Setor de Comunicação Integrada

07 de fevereiro de 2017 às 15:33
Compartilhar Comente (1)

1 comentário

Camila Pezzin - Arquiteta

09 de fevereiro de 2017 às 10:07

Parabéns! Pessoas com esta consciência, é o que o nosso país mais precisa! Estimular a mudança comportamental de moradores, é uma semente que se planta para grandes mudanças!

Deixe um comentário