AICOM - Assessoria de Imprensa, Comunicação e Marketing

Exercícios aquáticos colaboram na redução de estresse e ansiedade em idosos

Exercícios aquáticos colaboram na redução de estresse e ansiedade em idosos
Grupo de pesquisa da Unesc realiza estudo há um ano e meio (Foto: Divulgação) Mais imagens

Exercícios físicos aquáticos, como hidroginástica, ajudam a melhorar a qualidade de vida de idosos que possuem problemas de saúde como hipertensão, ansiedade e depressão. Uma pesquisa realizada pelo GPEAA (Grupo de Pesquisa em Exercícios Aquáticos Avançados) da Unesc com pessoas entre 51 e 81 anos revelou que o programa de exercício físico aquático de intensidade moderada reduz estresse oxidativo, ansiedade e depressão em idosos depressivos – associado a utilização de medicamentos. Já o programa de intensidade baixa, reduz ansiedade e aumenta a flexibilidade, mobilidade funcional e equilíbrio estático em idosos hipertensos.

Os resultados são fruto do projeto de pesquisa e extensão “LazerAtivo” envolvendo exercícios físicos aquáticos, força muscular e saúde mental realizada por alunos e professores do curso de Educação Física com mais de 100 idosos carentes portadores de Doenças Crônicas Não Transmissíveis. Segundo o coordenador do GPEAA, o professor da Unesc Luciano Acordi da Silva, durante 16 semanas os idosos participaram de atividades na piscina da Universidade, monitorados por acadêmicos e professores e também foram submetidos a testes e avaliações.

Segundo o professor, além de possibilitar que pessoas tenham acesso a atividades que tragam benefícios para sua vida, o “LazerAtivo” permite que estudantes participem de projeto de pesquisa, o que colabora em sua formação profissional. Os resultados do projeto são socializados com os participantes durante o evento Ciência e Sociedade, o que segundo Silva, colabora também na formação para a pesquisa. “O Ciência e Sociedade capacita os acadêmicos na maneira como deve ser apresentados os resultados de pesquisa. Eles aprendem não só como realizar estudos, mas também como divulgá-los”, afirma.

O GPEAA é vinculado a UNA HCE (Unidade Acadêmica de Humanidades, Ciências e Educação) e o resultado do projeto de pesquisa e extensão “LazerAtivo) foi socializado durante o Congresso Sul Brasileiro de Atividade Física e Saúde, realizado em novembro de 2016 na Unesc e agora será transformado em artigo para publicação em revista científica. O “LazerAtivo” iniciou as atividades em 2015 e em 2017 realizará a pesquisa com uma nova turma, com 100 a 150 idosos.

Fonte: Setor de Comunicação Integrada

20 de dezembro de 2016 às 14:29
Compartilhar Comente

Deixe um comentário