AICOM - Assessoria de Imprensa, Comunicação e Marketing

Programa de Pós-Graduação em Ciências Ambientais comemora 15 anos

Programa de Pós-Graduação em Ciências Ambientais comemora 15 anos
Área foi a primeira a ter cursos de Mestrado e Doutorado na Instituição (Foto: Arquivo) Mais imagens

Em dezembro, a Unesc comemora os 15 anos do PPGCA (Programa de Pós-Graduação em Ciências Ambientais), o seu primeiro programa strictu sensu (com cursos em nível de Mestrado ou Doutorado). Para marcar a data, nesta quinta-feira (1º/12), o professor doutor Carlos Alberto Cioce Sampaio, coordenador da área de Ciências Ambientais da Capes (Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior), estará na Unesc para falar sobre “Interdisciplinaridade em Ciências Ambientais”. O evento ocorre às 15 horas, no Auditório Edson Rodrigues, localizado no Bloco P.

O PPGCA avalia a interação do homem com o ambiente, considerando-o parte integrante da natureza. São abordados aspectos básicos das ciências ambientais, os quais avaliam de forma teórica e prática a interação humana x natureza, a biologia da conservação e ecologia da paisagem, estratégias de manejo de populações e comunidades naturais, a ocupação do ambiente, os modelos de desenvolvimento, o planejamento do espaço urbano, a análise socioambiental, a construção dos saberes e a educação para a sustentabilidade de forma dinâmica e integradora.

Em seus 15 anos de vida, o Programa titulou 169 mestres. O Doutorado em Ciências Ambientais iniciou em 2013. Em 2016, ele conta com 32 mestrandos e 17 doutorandos em formação e oito grupos de pesquisa que procuram encontrar soluções para a problemática socioambiental da região, e trabalham com temáticas como meio ambiente e espaço urbano, ecologia de florestas, materiais cerâmicos, ecossistemas degradados, plantas medicinais, planejamento e gestão territorial, interação animal-planta e gestão de recursos hídricos.

Os alunos e egressos do PPGCA ainda podem interagir com a Universidade de Rennes 1, na França; com a Faculdade Real de Cirurgiões da Irlanda; com o Instituto Tomar, de Portugal e com a Universidade do Chile.

Palestrante:

Administrador, mestre e doutor nas temáticas Planejamento e Gestão Organizacional para o Desenvolvimento Sustentável e pós-doutor em Ecossocioeconomia, Cooperativismo Corporativo e Ciências Ambientais, Sampaio é pesquisador de produtividade do CNPq, coordenador da Área de Ciências Ambientais da Capes e professor dos PPGs (Programas de Pós-Graduação) em Desenvolvimento da Furb, colabora nos PPGs em Gestão Urbana/PUC-PR e Turismo/UFPR. É visitante do PPG em Desenvolvimento à Escala Humana e Ecologia Ecológica/UACh. Realizou estágio com dois ecossocioeconomistas eméritos, Manfred Max-Neef (Ganhador do Prêmio Nobel Alternativo) e Ignacy Sachs (um dos idealizadores do Ecodesenvolvimento), além do estágio no Complexo Cooperativo de Mondragón, País Basco, exemplo mundial paradigmático sobre cooperativismo. É ainda pesquisador visitante do Interpersonal Process Lab/Washington State University. Alumni da Fulbright Foundation (USA).

Fonte: Setor de Comunicação Integrada

29 de novembro de 2016 às 18:37
Compartilhar Comente

Deixe um comentário