AICOM - Assessoria de Imprensa, Comunicação e Marketing

Experiências vividas em projetos de extensão da área da saúde reunidas em e-book

Experiências vividas em projetos de extensão da área da saúde reunidas em e-book
Publicação foi lançada nesta quarta-feira na Unesc (Fotos: Milena Nandi) Mais imagens

As experiências vividas e os conhecimentos adquiridos por professores e alunos dos cursos da UNA SAU (Unidade Acadêmica de Ciências da Saúde da Unesc) foram reunidos no e-bookPráticas e Saberes de Extensão – volume 5”, lançado na noite desta quarta-feira (26/10). O e-book é composto por 13 capítulos redigidos por 67 autores, um trabalho desenvolvido por professores e acadêmicos. A publicação foi organizada pelas professoras Luciane Ceretta, Indianara Becker, Mágada Tessmann e Priscyla Waleska Simões e ficará disponível para acesso no blog da UNA (clique aqui).

Para a pró-reitora de Pós-Graduação, Pesquisa e Extensão, Luciane Ceretta, o e-book traz ao público um pouco do que a UNA SAU faz em termos de atividades da academia na comunidade. “É o momento da extensão colher o que vem plantando. Ela está diretamente ligada e é fundamental para a formação em saúde. É uma prática coletiva, importante e de grande dimensão, que interage fortemente com o ensino e a pesquisa na Universidade”, afirmou Luciane, agradecendo a todos os envolvidos nos projetos e na produção do e-book.

A diretora da UNA SAU, Indianara Becker, comentou que o e-book partiu de uma proposta feita pela Propex para todas as Unidades Acadêmicas, e que o resultado foi positivo. “Ele é o resultado de uma força coletiva e do fazer cotidiano. A formação em saúde tem a ver com o cuidado, o comprometimento e o olhar para o outro. E isso tudo também acontece na extensão”.

A professora e uma das organizadoras do e-book, Priscyla Waleska Simões, afirmou estar honrada em poder fazer parte de um projeto com tanto engajamento de um grupo de estudantes e professores. Já a coordenadora de Extensão da UNA SAU, Mira Dagostim, salientou que o material tem uma ligação forte com o ensino e que os projetos desenvolvidos na comunidade colaboram para formar profissionais diferenciados.

As bolsistas da Farmácia Solidária, Júlia Steiner e Ednara Prêmoli Serafim, deram um depoimento sobre como o trabalho em projetos de extensão colabora para o lado acadêmico e humano dos participantes. “É muito gratificante participar de projeto que tem foco no cuidado. O aprendizado é de todos os ângulos, tanto profissional quanto pessoal”, comentou Júlia.

Conferência

Após o lançamento do e-book, o gerente de Extensão e Cultura da Univali, Pedro Floriano dos Santos fez uma conferência sobre “Extensão na Saúde”. Segundo ele, participar de projetos de extensão agrega na formação profissional do aluno, que enxerga de perto várias questões que não conseguiria caso não tivesse este convívio com a comunidade. “Ainda há instituições que utilizam o modelo antigo onde a academia era a detentora do conhecimento e apenas repassava. O modelo correto é o que há diálogo com a comunidade, onde os acadêmicos aprendem e ensinam”.

Fonte: Setor de Comunicação Integrada

26 de outubro de 2016 às 22:31
Compartilhar Comente

Deixe um comentário