AICOM - Assessoria de Imprensa, Comunicação e Marketing

Alunos surpeendem em experiência de empreendedorismo no Unesc Bootcamp

Alunos surpeendem em experiência de empreendedorismo no Unesc Bootcamp
Atividade ocorreu durante Semana de Ciência e Tecnologia (Foto: Alfa Comunicação) Mais imagens

A vocação para o empreendedorismo de 35 jovens foi instigada durante quatro noites de imersão na segunda edição do Unesc Bootcamp. O evento incluído na Semana de Ciência e Tecnologia lançou aos estudantes o desafio de transformar ideias de soluções em empresas de base inovadora. Os seis times envolvidos apresentaram o resultado da construção dos modelos de negócio em uma simulação de pitch de vendas para investidores, na noite desta sexta-feira (21/10).

A evolução demonstrada pelos alunos na jornada surpreendeu as expectativas do facilitador do Bootcamp, o professor da Universidade Igor Drudi. “Foi uma brincadeira super livre e um grande processo de aprendizado. Mesmo assim, os times mostraram um nível muito bom nas apresentações e as ideias têm alto potencial”, destacou.

O projeto de negócio da equipe do estudante de Engenharia de Produção João Loffi se direcionou ao público que deseja comprar produtos orgânicos de qualidade e não tem tempo para isso. Um levantamento feito pelo grupo na internet deu sinal verde de quase 100% de potenciais clientes à solução, entre 98 respostas. “Eu tenho uma empresa fora daqui, mas não tive a oportunidade de vivenciar uma experiência como essa com troca de informações com outras pessoas, cada um contribuindo com os conhecimentos na construção do negócio. Senti  falta disso na minha empresa, o que me deu muita motivação nessa experiência”, conta Loffi.

Parte da motivação do estudante em um momento caiu em virtude da necessidade de “corrigir a rota”, chamada no linguajar das startups de “pivotar”. Nessa hora entra o time de mentores do evento, formado por professores da Unesc e empreendedores voluntários. “Nós tivemos a função de acompanhar o processo para que os grupos não percam o norte, fazendo perguntas e trazendo reflexões sobre o que eles querem oferecer e o que o cliente precisa”, resume o professor Rafael Rocha, um dos mentores do Bootcamp.

Metodologia


Os projetos de empresa foram desenvolvidos a partir da lean startup, uma “metodologia ágil na qual as startups se estruturam para crescer rápido”, explica Drudi. “Durante essa jornada imersiva, eles idealizaram e construíram negócios de uma forma experimental, mas com muita aplicabilidade real. Os times foram a campo, conversaram com as pessoas, validaram problemas e soluções, fizeram pré-venda de supostas soluções que as pessoas viram valor e aprenderam muito”, relata Drudi.

No decorrer do Bootcamp os alunos lidam com noções de ferramentas de gestão, desenvolvimento de negócios, produto, finanças, construção de marca e relacionamento com o mercado, conhecimentos essenciais ao sair da universidade, lista Rafael. “Ao incorporar um evento como esse ao calendário, a Unesc confirma o pioneirismo que a consolida como referência regional”.

*Com colaboração da Alfa Comunicação

Fonte: Setor de Comunicação Integrada

22 de outubro de 2016 às 01:01
Compartilhar Comente

Deixe um comentário