AICOM - Assessoria de Imprensa, Comunicação e Marketing

Museus de Zoologia e da Infância promovem atividades durante Semana de Ciência e Tecnologia

Museus de Zoologia e da Infância promovem atividades durante Semana de Ciência e Tecnologia
Os espaços também receberam visitas do público durante o período (Foto: Alfa Comunicação) Mais imagens

Paralelo ao tema "Ciência alimentando o Brasil", proposto pela 7ª edição da Semana de Ciência e Tecnologia da Unesc, o Museu de Zoologia promoveu um debate sobre os aspectos do ambiente marinho na região. "Precisamos estar atentos às condições e diagnóstico do ambiente marinho e das questões do gerenciamento racional dos recursos dele, mediante o potencial pesqueiro da nossa região e tendo em vista a importância desse ambiente na alimentação humana", explica a coordenadora do Museu de Zoologia, Morgana Cirimbelli Gaidzinski. A mediação contou com a participação da analista ambiental Luciana Bosco Moreira, representando a Unidade de Conservação APA da Baleia Franca e de alunos e profissionais da Unesc e de outras universidades.

Por sua vez, o Museu da Infância também realizou três oficinas ao longo da Semana de Ciência e Tecnologia, a partir do tema Memória e Infância. Com a participação de, aproximadamente, 100 participantes, entre acadêmicos e professores, a atividade envolveu a produção de brinquedos, músicas, vídeos e brincadeiras. "A ideia foi reavivar a criança dentro de cada um", afirma a coordenadora do Museu da Infância, Edna Baumer.

A contribuição para a Semana de Ciência e Tecnologia ocorreu também por meio de apoio à organização da 2ª edição da Feira de Ciências. "Auxiliamos com material para quase dez trabalhos apresentados, além de levarmos brinquedos, como quebra-cabeça e jogos de mesa para os participantes aproveitarem", completa ela.

Visitas ao Museu de Zoologia e Museu da Infância

Além disso, o público que visitou a instituição pode aproveitar para conferir de perto as mais de 1.500 espécies da fauna silvestre e alguns animais exóticos que o Museu de Zoologia comporta em seus três núcleos espalhados pelo campus da Universidade. Com 564 escolas cadastradas e mais de mil visitas mensais o Museu dispõe de nove programas educativos. “Temos o Café Cultural, no qual o talento dos alunos é expresso tendo como pano de fundo a fauna do Museu, tudo isso através de músicas e contação de histórias, por exemplo”, explica ela.

Outro projeto de destaque promovido pelo Museu de Zoologia é o programa Uma Noite no Museu. “No primeiro, os estudantes passam a noite aqui e o Museu realmente ganha vida, eles ficam fascinados. Tudo é interativo e com efeitos sonoros para eles poderem visualizar de forma divertida, mas realista esse mundo”, comenta Morgana. Propondo discutir os principais problemas que causam a redução da biodiversidade na região, o Museu de Zoologia também criou o programa Assembleia dos Bichos. “Os alunos chegam e logo recebem uma alegoria representando as diferentes espécies do Museu. Depois disso eles se reúnem em grupos para conversar sobre o impacto que isso tem na biodiversidade. É uma forma de provocá-los a refletir sobre o tema” define ela.

Também aberto à visitação, o Museu da Infância está presente no campus com a proposta de oferecer para a comunidade oficinas, mediações, formação de educadores e seminários. O museu conta com cinco núcleos espalhados pela universidade: O brinquedo e a Rua, Infância na arte, Infância e paz, Infância e Culturas Escolares e o Culturas Infantis na Ibero-americana.

*Com colaboração Alfa Comunicação

Fonte: Setor de Comunicação Integrada

22 de outubro de 2016 às 00:11
Compartilhar Comente

Deixe um comentário