AICOM - Assessoria de Imprensa, Comunicação e Marketing

Unesc em Dança: Começou a maratona de arte e beleza em Criciúma

Unesc em Dança: Começou a maratona de arte e beleza em Criciúma
Festival ocorre até sábado no Teatro Elias Angeloni (Fotos: Mayra Lima) Mais imagens

Foi por meio da dança que a dona Ivalda Dias, de 61 anos, encontrou um novo caminho para viver. Há um ano atrás ela conheceu o Grupo da 3ª Idade da Afasc (Associação Feminina de Assistência Social de Criciúma), e desde então ela não consegue mais viver sem a arte. Ela foi uma das bailarinas ao subir no palco do Unesc em Dança na noite desta sexta-feira (21/10). A maratona de arte e beleza segue até sábado (22/10), com apresentações e debates culturais.

Com um brilho de menina nos olhos, Ivalda conta que o prazer e a alegria que sente ao dançar é especial. “A dança me transformou e trouxe um significado diferente para a minha vida. Não existe idade para dançar, é preciso viver ao invés de ficar em casa tricotando ou vendo televisão”, brinca a bailarina.

Quem também fez parte do grupo da Mostra Oficial foi o bailarino Walter Goboo, do Coletivo Sou, de Içara. Ele dança há nove ano e sente na arte o caminho que quer seguir. “A dança é uma parte de mim, no palco eu me entrego ao meu eu artístico. É um Walter diferente que você vê no palco. No dia a dia até sou um pouco tímido, mas é por meio da dança que me liberto”, comentou o estudante de Artes Visuais da Unesc.

O Festival

Durante os seus 17 anos de história, mais de 100 mil espectadores já assistiram gratuitamente ao Unesc em Dança. Como maior festival desta categoria na região Sul do Estado, o evento evidencia a produção dos trabalhos realizados por grupos de dança, academias, escolas de dança, escolas da rede pública e particular, aproximando assim, a comunidade regional da cultura da dança.

Para a coordenadora do Setor de Arte e Cultura, Amalhene Baesso Reddig, o espetáculo populariza a arte e a cultura. “Por meio do Unesc em Dança a comunidade tem contato direto com a arte da dança, o que fortalece o desenvolvimento da cultura de nossa região. É uma oportunidade de conhecer e se encantar em um momento que engrandece a alma”, ressaltou.

A pró-reitora de Ensino de Graduação, Maria Aparecida Melo, destacou a importância do evento por conta de seu caráter educativo. “A arte e a vida se misturam emolduradas nos contornos da ética e a estética. Ela faz parte da formação de cada cidadão”, contou.

A programação do Festival também conta com capacitações abertas ao público, no campus. Danças Urbanas, Ballet Clássico Intermediário e House Dance serão temas de oficinas durante a sexta-feira e sábado. As vagas são limitadas e as inscrições devem ser realizadas no Portal da Unesc.

Confira a programação

Fonte: Setor de Comunicação Integrada

21 de outubro de 2016 às 23:19
Compartilhar Comente

Deixe um comentário