AICOM - Assessoria de Imprensa, Comunicação e Marketing

Artista traz a dança entre o homem e a natureza em exposição na Unesc

Artista traz a dança entre o homem e a natureza em exposição na Unesc
Fendando Zenshô retrata a troca entre o ser humano e o meio (Fotos: Divulgação) Mais imagens

Pelos parques do Rio de Janeiro ele caminhava. Em suas costas um cavalete de campo, adaptado em forma de uma mochila. Nela estavam as cores, os diluentes e os pinceis que iriam, em uma dança tão única, retratar o diálogo entre o homem e a natureza. Foi assim que o artista Fernando Zenshô criou a proposta "Flora - Experiência Direta". As obras de pintura a óleo, que trazem o resultado de sua imersão no campo, estarão no Espaço Toque de Arte da Unesc. A abertura da exposição ocorre nesta terça-feira (4/10), às 20h30.

Sobre essa relação entre o homem e a natureza, o artista expressa o movimento em experiências próprias. “Cada excursão levava cerca de quatro horas de duração. Ao longo desse processo fui naturalmente sistematizando ações e rotinas na busca de me esvaziar de intenções e estabelecer um diálogo com o meio. Tinham momentos que eram perceptíveis esses diálogos e eu quase podia ouvir os sussuros das plantas me pedindo pra retrata-lás”, ressaltou o artista.

Zenshô também comentou que essa relação com a natureza muitas vezes não é percebida entre os seres humanos. “Talvez pela obviedade da existência, essa troca íntima de gases que realizamos com os elementos vegetais passa despercebida por nós, e só percebemos sua complexidade quando, literamente, nos falta ar”, destaca o artista.

O projeto foi aprovado no Edital de Exposições Temporárias da Unesc. Para 2015, foram selecionados os artistas: Beatriz Ramos Ribeiro, do Espirito Santo, com a instalação “Naqueles Lugares de Santos – São Roque do Canaã-ES”; Fábio Salun, de Joinville, com a exposição fotográfica “Fronteiras Perdidas: Limites dissolvidos entre o abstrato e o figurativo”; Melina Lima Resende, de São Paulo, com a exposição fotográfica “Vias”; e Roberta Mestieri, com a exposição de telas, “Sob pressões e sobre impressões”.

Fonte: Setor de Comunicação Integrada

30 de setembro de 2016 às 21:49
Compartilhar Comente

Deixe um comentário