AICOM - Assessoria de Imprensa, Comunicação e Marketing

Associação dos Pós-Graduandos da Unesc é lançada

Associação dos Pós-Graduandos da Unesc é lançada
Universidade é primeira não estatal em SC a ter uma APG (Fotos: Milena Nandi) Mais imagens

A Unesc ganhou, na noite desta sexta-feira (30/9), uma APG (Associação de Pós-Graduandos) e, com isso, se tornou a primeira IES (Instituição de Ensino Superior) não estatal de Santa Catarina a possuir uma associação formada por estudantes dos cursos de especialização, MBA, mestrado e doutorado. A APG será um espaço de discussão de pautas de interesse dos alunos de pós-graduação, de defesa de seus interesses, de integração e de colaboração com a Unesc no sentido de ajudar a pensar maneiras para potencializar cada vez mais a área na Universidade.

A APG é uma iniciativa dos estudantes dos cursos de pós-graduação latu e stricto senso da Unesc com o apoio da Unesc, por meio da Pró-Reitoria de Pós-Graduação, Pesquisa e Extensão. Os trabalhos da comissão iniciaram este ano e, em 5 e 12 de agosto, ocorrem assembleiaa com os estudantes de pós-graduação da Universidade, para elencar os objetivos da associação.

“Estamos vivenciando um momento histórico e é fantástico fazer parte disso. Temos o DCE, mas os alunos da pós têm características e necessidades diferentes das dos estudantes da graduação. Por isso, a importância de ter uma representatividade direcionada para nós”, afirmou a presidente da APG Unesc, Tatiane Belletini Moniari.

Para o reitor Gildo Volpato, criar uma associação é um desafio, mas os resultados serão benéficos tanto para estudantes quanto para a Universidade. “Vocês irão discutir políticas de defesa dos interesses dos estudantes de pós-graduação e também poderão nos ajudar a pensar maneiras para fortalecer os programas, difundir políticas de acompanhamento de egressos e muito mais”, comentou Volpato.

A pró-reitora de Pós-Graduação, Pesquisa e Extensão, Luciane Ceretta, chamou a atenção de que a Unesc é, mais uma vez, protagonista de fatos, sendo a primeira IES não estatal catarinense a possuir uma APG e que isso só agregará para a história da Universidade. “Vamos pensar os cursos de pós-graduação a partir do olhar dos alunos. Essa organização foi um passo muito importante”, considerou.

O presidente do DCE Unesc, Franciel Tupã, participou do lançamento da associação e colocou o Diretório Central à disposição da APG. Segundo ele, a associação preenche um espaço importante na Instituição e representa uma conquista para todos os estudantes.

Também participaram do lançamento da associação os diretores das UNAs (Unidades Acadêmicas) CSA (Ciências Sociais Aplicadas), Daniel Preve, e SAU (Ciências da Saúde), Indianara Becker, e os membros da diretoria executiva da APG: Ismael Córdova (vice-presidente); Carla Simon (secretária); Tayse Sutili (Tesoureira) e Luciano Pacheco de Medeiros (Tesoureiro adjunto).

Para participar

Todo aluno de pós-graduação da Unesc está automaticamente associado e não há custo em adesão ou mensalidade. Caso o estudante não queira fazer parte, pode solicitar a desvinculação na própria APG, que funciona no período matutino na Sala do Comitê de Ética, localizada no Bloco S. Para mais informações, os estudantes podem entrar em contato com a associação pelo e-mail comissaoproapgunesc@gmail.com.

Fonte: Setor de Comunicação Integrada

30 de setembro de 2016 às 21:46
Compartilhar Comente

Deixe um comentário