AICOM - Assessoria de Imprensa, Comunicação e Marketing

Justiça Restaurativa é tema de encontro na Unesc

Justiça Restaurativa é tema de encontro na Unesc
Atividade ocorre nesta segunda-feira (Fotos: Divulgação) Mais imagens

A Justiça Restaurativa é um novo modelo de justiça que surge como uma contraposição à concepção tradicional da justiça criminal. O movimento é voltado para as situações prejudicadas pela existência da violência. O assunto será tema de um encontro na Unesc nesta segunda feira (3/10), com a doutora Petronella Maria Boonen, que é natural de Luxemburgo e reside no Brasil há cerca de 20 anos.

O encontro é promovido pelo curso de Direito e pelo Pedic (Programa de Extensão em Direito e Cidadania). Segundo a professora Janete Trickes, além da parte teórica,  a palestrante também vai abordar sua vivência e experiência com o tema Justiça Restaurativa e a Escola do Perdão na periferia de São Paulo e em outros países da América Latina.

Conheça a palestrante

Petronella Maria Boonen é doutora e mestra em sociologia da educação pela USP, com tese sobre Justiça Restaurativa. Tem graduação em Ciências Sociais pela USP e especialização em Mediação xe Conflitos pela PUC de São Paulo.

Petronella já atuou como pesquisadora no Núcleo de Estudos da Violência da USP, é co-fundadora da linha de Práticas Restaurativas do CDHEP e também tem trabalhos na Guatemala, Peru, Colombia, Paraguai, Romênia, Bolívia e Áustria.

Dá cursos, oficinas e palestras sobre Práticas de Justiça Restaurativa em diversas partes do Brasil com pessoas ligadas principalmente à área educacional, prisional e pastoral. Também foi coordenadora das Escolas de Perdão e Reconciliação – Brasil, pela Fundación para la Reconciliación de Bogotá, Colombia. Faz parte da coordenação do Centro de Direitos Humanos e Educação Popular de Campo Limpo, na grande São Paulo.

Fonte: Setor de Comunicação Integrada

30 de setembro de 2016 às 19:33
Compartilhar Comente

Deixe um comentário