AICOM - Assessoria de Imprensa, Comunicação e Marketing

Café com Ciência leva à comunidade dados sobre infecções graves

Café com Ciência leva à comunidade dados sobre infecções graves
Palestra faz parte de um projeto entre Unesc e Acic (Fotos: Douglas Saviato) Mais imagens

A sepse – popularmente conhecida como infecção grave – foi o tema da edição desta quarta-feira (27/7) do Café com Ciência. A palestra, do professor doutor da Unesc, Felipe Dal Pizzol levou informações sobre o assunto para a comunidade. Segundo ele, infecções graves ainda é um tema pouco debatido pela sociedade, mas acomete anualmente no Brasil em torno de 400 mil pessoas, sendo que 50% dos pacientes não resistem. Este tipo de patologia é responsável por 60% das mortes de pacientes internados nas Unidades de Terapia Intensiva (UTIs).

O projeto realizado pela Unesc em parceria com a Acic (Associação Empresarial de Criciúma) leva todos os meses para a sede da entidade, palestras com informações de forma didática e acessível para população.

As infecções são responsáveis por aproximadamente 40% das internações em UTI no Brasil e são graves quando atingem outros órgãos. De acordo com Dal Pizzol, a doença mata mais que o infarto e alguns tipos de câncer. “Quanto mais as pessoas saberem sobre o assunto e procurarem tratamentos imediatos maiores serão as chances de cura do paciente. Em casos de infecções é necessário procurar um profissional da saúde para as devidas orientações o quanto antes”, destacou.

Os assuntos tratados no Café com Ciência são os resultados das pesquisas desenvolvidas pelo PPGCS (Programa de Pós-Graduação em Ciências da Saúde da Unesc) e são transmitidos de forma que possam contribuir para vida diária das pessoas.

O próximo encontro, que será realizado no mês de agosto, terá como tema alimentos funcionais. O cronograma de palestras segue até o mês de novembro.

*Com colaboração de Douglas Saviato, da Novo Texto Comunicação

Fonte: Setor de Comunicação Integrada

28 de julho de 2016 às 20:07
Compartilhar Comente

Deixe um comentário