AICOM - Assessoria de Imprensa, Comunicação e Marketing

Inclusão Digital gera melhores oportunidades de emprego

Inclusão Digital gera melhores oportunidades de emprego
Unesc oferece curso gratuito sobre redes sociais, Movie Maker e outras ferramentas. Mais imagens

A falta de contato com o mundo digital está entre os itens que pesam na hora da busca de emprego. A maioria das vagas encontradas no mercado de trabalho exigem o básico de conhecimento em informática. Dentro deste quadro, uma pesquisa feita pelo IPEA (Instituto de Pesquisa Econômica Aplicada) mostra que a falha de ocupação dessas vagas está relacionada principalmente à baixa escolaridade e à carência de qualificação profissional.

Para garantir que os estudantes do Ensino Médio das escolas públicas de Criciúma e região cheguem até o mercado de trabalho, sem obstáculos, a Unesc lança uma capacitação gratuita com duração de quatro meses. Serão encontros semanais de quatro horas, que vão tratar sobre Internet, redes sociais e aplicativos básicos como Word, Excel, Power Point e Movie Maker, além de dicas sobre a postura profissional ideal.

Exigência do mercado

Para entender a necessidade do município, a Unesc realizou uma pesquisa com as escolas públicas de Criciúma. Entre aquelas que possuem laboratório de informática, nenhuma ministra algum tipo de aula. Desta forma, os estudantes se formam sem o conhecimento digital necessário, o que dificulta na atual exigência que do mercado.

“Por meio da pesquisa, nós descobrimos que as escolas utilizam os laboratórios raramente e quando utilizam é para executar tarefas ou trabalhos de uma disciplina específica. Além disso, todos os computadores têm o sistema operacional “Linux Educacional” instalado, o que dificulta ainda mais o aprendizado por sua incompatibilidade com as ferramentas do Office”, comentou a coordenadora do projeto, Christine Vieira.

Postura profissional

Além das ferramentas tecnológicas, os estudantes também terão dicas sobre a postura profissional ideal. Roupa, atitudes e linguagem corporal serão abordadas durante a capacitação por meio de uma parceria com o curso de Secretariado Executivo da Unesc.

Segundo a coordenadora do curso, Jucélia Abel, a ideia é que os alunos se sintam preparados para ingressar em qualquer emprego. “Nós vamos discutir sobre questões que são necessárias para se dar bem no mercado de trabalho. Além de tratar sobre postura, vestimenta e expressão corporal, os alunos também terão a oportunidade de elaborar o seu currículo com o nosso auxílio, além de participar de uma simulação de entrevista de emprego”, ressaltou Jucélia.

Inscrições

Os participantes vão receber um certificado de conclusão no final do curso. Para participar, a escola deve solicitar que o aluno interessado venha até a Unesc até sexta-feira (29/7), das 15h30 às 17h30, no Laboratório 2, localizado no Bloco XXI A. O aluno deve trazer um comprovante de matrícula da sua escola.

Fonte: Setor de Comunicação Integrada

27 de julho de 2016 às 13:33
Compartilhar Comente

Deixe um comentário