AICOM - Assessoria de Imprensa, Comunicação e Marketing

Café com Ciência debate consumo de álcool e suas consequências

Café com Ciência debate consumo de álcool e suas consequências
Evento teve sua primeira palestra nesta quarta-feira (Fotos: Douglas Saviato) Mais imagens

O “Café com Ciência”, uma parceria entre Unesc e a ACIC (Associação Empresarial de Criciúma), iniciou as atividades nesta quarta-feira (4/5), com uma palestra sobre “Alcoolismo e Saúde”. O professor e pesquisador da Universidade, Eduardo Rico, abordou as consequências e os impactos provocados pelo consumo de bebida alcoólica, além da dependência e do consumo de álcool na adolescência e nas gestantes.

Segundo Rico, cada vez mais as pessoas consomem quantidades maiores de bebidas alcoólicas e mais cedo. “É uma questão de saúde pública. O alcoolismo causa impactos na vida pessoal, no emprego, na família, no governo. Uma das formas de frear este consumo exagerado é trabalhando com a prevenção e o esclarecimento do que este consumo pode acarretar na vida do indivíduo e em toda sociedade”, afirmou.

O professor apresentou dados e gráficos que demostraram o aumento da ingestão de álcool. Atualmente, 30 milhões de pessoas morrem ao ano por causa do consumo da bebida; 30% dos acidentes de trânsito possuem vítima e 67% dos casos de violência e abuso registrados envolvem pessoas alcoolizadas. Ainda segundo Rico, 20 a 25% dos acidentes de trabalho envolvem pessoas sob o efeito de álcool.

O Café com Ciência é voltado para toda comunidade e continuará realizando palestras até o mês de novembro. O objetivo é estabelecer um diálogo informal com a comunidade levando informações e orientações a respeito da saúde que possam contribuir para a vida diária das pessoas. Os encontros ocorrem nas últimas quartas-feiras de cada mês na sede da ACIC. O próximo será sobre Alzheimer.

Para um dos diretores da ACIC, Edmilson Zanatta, a parceria com a Universidade quer aproximar os cidadãos de assuntos inerentes à saúde pública, evidenciando a promoção da saúde do cidadão. Ao todo, serão oito encontros abordando os temas: doenças respiratórias; doenças psiquiátricas como depressão e transtorno bipolar; exercício físico na saúde e na doença; doenças respiratórias; diabetes e obesidade.

*Com colaboração do jornalista Douglas Saviato da Novo Texto Comunicação

Fonte: Setor de Comunicação Integrada

05 de maio de 2016 às 17:22
Compartilhar Comente

Deixe um comentário