AICOM - Assessoria de Imprensa, Comunicação e Marketing

Paleontólogo do EUA ministra palestra na Unesc nesta quarta

Paleontólogo do EUA ministra palestra na Unesc nesta quarta
John Isbell (esq.) está de passagem pelo Brasil (Foto: Troye Fox - Phys.org) Mais imagens

Já leu sobre o Gondwana*? Conhece a paleontologia e sua importância? Pois um paleontólogo da Universidade do Wisconsin, de Milwaukee/EUA, estará na Unesc nesta quarta-feira (2/9). O pesquisador doutor John Isbell fez diversas expedições pelo mundo para buscar entender mudanças ambientais que ocorreram durante intervalos críticos da história da Terra. E todo este conhecimento vai estar disponível no Auditório Edson Rodrigues (Bloco P), a partir das 19h30, aberto aos interessados.

O evento é alusivo ao Dia do Biólogo (3 de setembro) e contará com mais duas palestras, com o professor doutor Roberto Iannuzzi, do Laboratório de Paleobotânica da UFRGS, e com o paleontólogo da Unesc e doutorando em Paleontologia da UFRGS Guilherme Arsego Roesler.

*Gondwana: supercontinente que contava com América do Sul, África, Índia, Antartica e Austrália - existiu há cerca de 200 milhões de anos.

Temas das palestras
- “Paleontologia, Patrimônio e Salvamento” (Guilherme Arsego Roesler)
- “A Importância da Flora do Gondwana” (Roberto Iannuzzi)
- “Gondwana Glaciation during Late Palaeozoic” - "A Glaciação do Gondwana durante o Paleozóico Tardio" (John Isbell)

Confira entrevista que John Isbell deu ao site Phys.org sobre o código do gelo (em inglês)

John Isbell é especialista em Sedimentologia e Estratigrafia de Sequências, e trabalha com depósitos Glaciais, Glaciomarinhos, Fluviais, Deltáicos, Marinho Raso e com Influência Glacial. Atualmente trabalha com exposições rochosas da Antartica, Argentina, Australia, África do Sul, Brasil e Ilhas Falklands (Malvinas), Leste da Rússia (Sibéria), Oeste dos Estados Unidos, Montanhas Apalache e Winsconsin.

Seu principal objetivo é entender mudanças ambientais que ocorreram durante intervalos críticos da história da Terra. Isto inclui:
- A Glaciação do Final do Paleozóico;
- O aquecimento durante a transição Permo-Triássico;
- A transição do Cretáceo para o Terciário e o subsequente evento de extinção em massa.

Fonte: Setor de Comunicação Integrada

01 de setembro de 2015 às 17:48
Compartilhar Comente

Deixe um comentário