AICOM - Assessoria de Imprensa, Comunicação e Marketing

Seminário inicia com debates sobre “Universidade, Educação e Sociedade”

Seminário inicia com debates sobre “Universidade, Educação e Sociedade”
Professora da URFGS conversou com professores e mestrandos (Fotos: Milena Nandi) Mais imagens

“A educação possibilita a mobilidade social e empodera o indivíduo para modificar a realidade ao seu redor”. A afirmação é da professora doutora da UFRGS Wrana Maria Panizzi, que abriu o Seminário de Educação, Conhecimento e Processos Educativos, na noite desta quarta-feira (27/5) com um debate sobre “Universidade, Educação e Sociedade”.

Segundo Wrana, é preciso encarar a Educação como um bem público e não de consumo e baseada em uma cultura do imediatismo. “A Educação é a base para a mudança social. Educar é cultivar virtudes. É preciso educar para a cidadania e para a diversidade, levando em consideração e respeitando as diferentes culturas”.

Wrana é formada em Filosofia e Direito, mestre em Planejamento Urbano e Regional pela UFRGS e doutora em Urbanismo pela Universite de Paris XII, em Cretéil e em Ciências Sociais pela Universite de Paris I, em Pantheon-Sorbonne, França. Atuou como professora e orientadora, foi reitora da UFRGS de 1996 a 2004 e vice-presidente do CNPq (Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico).

Evento segue até esta sexta-feira


Até esta sexta-feira (29/5), a Universidade recebe pesquisadores, estudantes e profissionais da Educação de vários estados brasileiros para discutir as metodologias de ensino, referenciais teóricos e refletir sobre a pesquisa na área, durante o Seminário, que terá painéis, debates, mesas-redondas e lançamento de livro. Além de Wrana, nomes como os dos professores doutores Celdon Fritzen (UFSC), Manoel Oriosvaldo de Moura (USP) e Maria de Fátima Cóssio (UFPEL), participam do evento.

Realizado pelo PPGE (Programa de Pós-Graduação em Educação da Unesc), o evento faz parte das comemorações dos dez anos do PPGE e tem o apoio da Propex (Pró-Reitoria de Pós-Graduação, Pesquisa e Extensão), da UNA HCE (Unidade Acadêmica de Humanidades, Ciências e Educação) e do Obeduc (Observatório da Educação).

O professor do PPGE, Gladir Cabral foi responsável pela parte cultural do evento, cantando músicas ao violão.

“Universidade nasceu para formar professores”

Segundo o reitor Gildo Volpato, os primeiros cursos da Instituição foram na área de Licenciatura e, até hoje, a Unesc valoriza a formação de docentes. “Nossa Universidade nasceu para formar professores devido a grande demanda da região. Os primeiros cursos foram de Licenciatura e a Instituição assumiu o compromisso de atuar na formação de qualidade e de colaborar com a melhoria da Educação. É o nosso papel como educadores”, comentou.

A pró-reitora de Pós-Graduação, Pesquisa e Extensão, Luciane Ceretta, lembrou que o PPGE exerce um papel importante na qualificação tanto de professores da Unesc quanto de outras instituições, além do desenvolvimento da pesquisa como forte aliada do ensino. “O que pode ajudar mais no desenvolvimento regional que a Educação?”, questionou.

O coordenador do PPGE, Vildacir Ortigara, comentou que ao longo de seus dez anos de vida, o PPGE tem atuado tanto na Educação em linhas gerais, atendendo grandes demandas e aos anseios da sociedade, quanto em linhas específicas, na qualificação de determinados grupos.

A diretora da UNA HCE (Unidade Acadêmica de Humanidades, Ciências e Educação), Angela Back, afirmou que o Programa de Pós-Graduação tem colaborado para a modificação da realidade da Educação na área de abrangência da Universidade. Já o mestrando Leandro Dias, comentou sobre a importância dos alunos do Mestrado em Educação discutir os temas propostos pelo evento.

Programação

Fonte: Secom

27 de maio de 2015 às 21:48
Compartilhar Comente (1)

1 comentário

Caroline Scussel

28 de maio de 2015 às 13:23

Ótima palestra! Várias reflexões importantes para nós que fazemos parte desse mundo que é a Universidade.

Deixe um comentário