AICOM - Assessoria de Imprensa, Comunicação e Marketing

Quer investir? Eder de Campos, egresso de Ciências Econômicas, dá dicas sobre o assunto

Quer investir? Eder de Campos, egresso de Ciências Econômicas, dá dicas sobre o assunto
Economista trabalha como gerente de relacionamento na Unicred (Foto: Divulgação) Mais imagens

Poupança, imóvel, CDB (Certificados de Depósitos Bancários) e RDC (Recibo de Depósito Cooperativo) são algumas opções para quem quer investir o seu dinheiro. Mas como saber qual a aplicação mais recomendada? “Identifique o seu perfil, defina sua necessidade e pesquise bastante”. A resposta é do economista Eder Silveira de Campos, de Criciúma, egresso do curso de Ciências Econômicas da Unesc, especialista em Gestão do Cooperativismo (Unesc/Ibgen) e aluno do curso de especialização em Gestão Empresarial Master (Unesc/Ibgen).

Segundo ele, que atua como gerente de relacionamento com pessoa jurídica da Cooperativa de Crédito Unicred, de Criciúma, quando se decide investir, é importante sempre ter conhecimento de onde se deseja investir ou procurar a ajuda de um profissional da área de economia, para escolher o ativo financeiro que apresente o maior retorno com o menor risco considerando todas as possibilidades do mercado. “Atualmente, o mercado financeiro apresenta diversas opções de investimentos para quem faz esta escolha. A disciplina do investidor e a orientação de profissionais qualificados tornam o investimento mais seguro”, comenta.

E formar bons profissionais é uma das preocupações do curso da Unesc. Segundo Campos, no curso de Ciências Econômicas ele encontrou um ambiente criativo, amigável e que estimula os acadêmicos a serem além de pensantes críticos, empreendedores. “A Unesc sempre corrobora o espírito desafiador dos egressos. Aos acadêmicos atuais, auxilia em projetos extra campus, palestras interdisciplinares, profissionais qualificados e espaço amplo e organizado. Fiz minha graduação, duas especializações e penso em fazer uma terceira especialização também na Unesc, uma Universidade de toda região, com qualidade e comunitária”, afirma.

Período é de maior oferta de imóveis

Campos comenta que com o aumento da taxa de juros no Brasil, é necessário evitar dívidas de longo prazo e, na medida do possível, a contração de novos empréstimos. Mas para quem pensa em comprar um imóvel ou investir em renda fixa, o economista comenta que o momento é propício, já que há uma oferta maior que em outros períodos, pois as construtoras estão com mais estoques de imóveis, o que colabora com a negociação. “A pesquisa é uma palavra chave para efetuar esse tipo de investimento, a valorização do local onde se encontra o imóvel também é uma variável importante para a tomada de decisão”, observa.

Já a renda fixa, pode ser encarada como reserva financeira, uma modalidade de investimentos, como no caso dos CDBs dos bancos e RDCs das cooperativas de crédito, as taxas podem variar de 0,6 a 1% ao mês. Já investimentos em caderneta de poupança, são indicados para reservas emergenciais, sem incidência de Imposto de Renda. “Este tipo de investimento ainda possui um retorno baixo, dando opções aos investidores de recorrem a investimentos mais rentáveis, como os RDCs das cooperativas de crédito”, comenta.

Fonte: Secom

25 de maio de 2015 às 18:40
Compartilhar Comente

Deixe um comentário