AICOM - Assessoria de Imprensa, Comunicação e Marketing

Cursos da Saúde se diferenciam por formação humanizada

Cursos da Saúde se diferenciam por formação humanizada
Aulas práticas e atendimento à comunidade fortalecem formato (Foto: Arquivo) Mais imagens

O profissional de saúde precisa desenvolver uma série de habilidades para atuar no mercado de trabalho e, mais do que isso, é necessário o conhecimento da realidade da saúde local, regional e nacional. Dentro desse contexto, a Unesc busca fortalecer o relacionamento entre o aluno e a comunidade desde as fases iniciais que, junto às aulas práticas e laboratórios de ponta, contribui para a formação de profissionais humanizados e prontos para efetuar o desenvolvimento da área. 

Na área da saúde, a Unesc contempla oito cursos de graduação: Biomedicina, Enfermagem, Farmácia, Fisioterapia, Medicina, Nutrição, Psicologia e Odontologia. “Temos um número expressivo de professores que atuam como profissionais de saúde e docentes de forma simultânea, o que contribui na interface da teoria e da prática, tornando a formação em saúde mais condizente com a realidade”, ressalta a diretora da UNA SAU (Unidade de Ciências da Saúde), Indianara Becker. 

Para simular situações reais do cotidiano em saúde, os alunos desenvolvem suas atividades por meio da prática. “Como realizar uma restauração dental? Antes disso é preciso exercitar em suportes, que simulam dentes reais. Esse contato inicial, realizado nas pré-clínicas, auxilia no desenvolvimento de uma série de técnicas necessárias. O diferencial da Unesc é a estrutura e a seriedade com que esta etapa da formação é trabalhada. Investimos pesadamente em laboratórios e equipamentos que simulam situações reais do cotidiano em saúde”, comenta Indianara.

Além da formação pré-clínica, os alunos desenvolvem experiências diretas e aprofundadas com pacientes nas Clínicas Integradas, que atendem pessoas de Criciúma e região. As Clínicas funcionam como um espaço para estágios obrigatórios dos cursos da área, com mais de 100 mil atendimentos em saúde por ano, envolvendo projetos de pesquisa e extensão.

Residência Multiprofissional em Saúde

Uma especialização com direito a bolsa de estudos e atendimentos voltados para o SUS (Sistema Único de Saúde), o Programa de Residência Multiprofissional em Saúde tem gerado grandes oportunidades aos alunos recém-formado da área.
Durante dois anos, os residentes atuam nas Unidades Básicas de Saúde de Criciúma, por intermédio do ESF (Estratégia Saúde da Família), e realizam atendimentos nas Unidades de Saúde de Criciúma e em outros pontos do sistema de saúde, como as Clínicas Integradas da Unesc, as Unidades de Saúde 24 horas e a rede hospitalar local e regional. Eles atuarão também na área de pesquisa em saúde coletiva e na elaboração de projetos de intervenção/extensão comunitária.

Comunidade

Característica das universidades comunitárias, o contato entre os alunos e a comunidade é trabalhado com profundidade durante a formação em saúde. Durante os estágios, os estudantes são inseridos nos serviços de saúde local e regional, sejam eles públicos ou privados. Essa relação é intensificada com diversas atividades ao longo da trajetória acadêmica, como os projetos de pesquisa e extensão, que permitem o aprofundamento do saber e fazer saúde.

Dentro desse contexto, cada curso possui suas particularidades e especificidades, porém a formação humanizada é um eixo comum. “Cuidar do próximo exige muito mais do que cuidar de uma doença específica, significa cuidar do ser humano. A área deve ser encarada como um direito social, muito além da “ausência” de doenças. Trabalhar saúde, neste contexto, exige dos profissionais um olhar humanista para a sociedade em que vivemos. Contribuir com o ser humano na busca de saúde é gratificante, uma vez que estar com saúde contribui para a felicidade”, ressalta Indianara.

Fonte: Secom

30 de abril de 2015 às 18:17
Compartilhar Comente

Deixe um comentário