AICOM - Assessoria de Imprensa, Comunicação e Marketing

Ginástica Laboral ajuda a diminuir o stress e previne doenças

Ginástica Laboral ajuda a diminuir o stress e previne doenças
Funcionários da Unesc realizam o exercício toda semana (Foto: Luana Mello). Mais imagens

A rotina do trabalho pode ocasionar problemas na saúde do colaborador. Ficar sempre na mesma posição, sentar de maneira incorreta ou fazer muito esforço físico, são algumas atitudes que muitas vezes acabam ocasionando doenças como a LER (Lesões por Esforço Repetitivo). Uma forma de prevenir essas doenças é a Ginástica Laboral.

“Os benefícios psicológicos proporcionados pela Ginástica Laboral são muitos: pausar o trabalho, aliviar o stress e repor os nutrientes do corpo são apenas alguns. Os funcionários precisam aprender a importância de cuidar do corpo e de se exercitar”, afirma a professora do curso de Educação Física da Unesc, Bárbara Regina Alvarez.

A Ginástica Laboral é uma série de exercícios físicos realizados no ambiente de trabalho e se baseiam em alongamentos em diversas partes do corpo, como tronco, cabeça, membros superiores e membros inferiores. Os tipos de alongamento são diferentes para cada função exercida pelo trabalhador.

A funcionária do Laboratório de Bioquímica da Universidade Suelen Carvalho realiza os exercícios desde o ano passado e a ginástica se tornou um hábito no dia a dia da colaboradora. “No início do ano já estava sentindo falta. Sempre que posso faço os exercícios. Me sinto mais relaxada e alivia o stress”, comenta.

Segundo a professora Bárbara, os resultados dos benefícios da Ginástica Laboral são muitos, mas só ocorrem se os exercícios fizerem parte realmente da rotina do trabalhador. Os funcionários precisam ter consciência da necessidade de praticar e aliviar a tensão. “As empresas que apoiam este tipo de ação têm vários benefícios, um deles é a redução de custos. Estudos afirmam que as empresas que promovem momentos de lazer reduzem o número de faltas no trabalho por motivos de saúde”, explica.
A Ginástica Laboral ocorre duas vezes por semana em todos os setores da Unesc. A ação é uma das atividades promovidas pelo Ânima.
 

Fonte: Secom

20 de abril de 2015 às 11:32
Compartilhar Comente

Deixe um comentário