AICOM - Assessoria de Imprensa, Comunicação e Marketing

Saúde nos povos indígenas é tema de Seminário Saúde, Ambiente e Cidadania

Saúde nos povos indígenas é tema de Seminário Saúde, Ambiente e Cidadania
Evento terá a participação do chefe indígena Leonardo Werá Tupã (Foto: Arquivo) Mais imagens

Assuntos relacionados à cultura afro-brasileira e indígena e o processo saúde-doença na cultura indígena serão debatidos na Unesc na próxima quarta-feira (22/4), durante o Seminário Saúde, Ambiente e Cidadania. O evento é aberto a estudantes e professores de todos os cursos da Universidade e terá entre os participantes, coordenador nacional da Comissão Guarani Yvyrupa, Leonardo Werá Tupã.

As inscrições, gratuitas, podem ser feitas até segunda-feira (20/4), na UNA SAU (Unidade Acadêmica de Ciências da Saúde), localizada na sala 12 do Bloco S. O evento é uma realização da UNA SAU e uma das atividades propostas pela disciplina do núcleo comum dos cursos da área da saúde, “Interação Comunitária”, que tem como objetivo discutir conceito de saúde, processo de saúde-doença e realizar diagnóstico de vida e saúde da comunidade de forma multiprofissional.

Programação

9 às 11 horas

Painel: Resgate histórico da cultura afro-brasileira e indígena em Cricúma e região.
Local: Auditório Ruy Hülse.
Painelistas: Normélia Lalau de Farias (membro do NEAB – Núcleo de Estudos Étnico Raciais, Afro-Brasileiros, Indígenas e de Minorias, da Unesc); Juliano Campos (coordenador do Setor de Arqueologia da Unesc e membro do NEAB) e João Batanolli (membro do NEAB).

14 às 17 horas
Roda de conversa “Processo saúde-doença sob a ótica da cultura indígena”.
Local: Auditório Edson Rodrigues (sala 19 do Bloco P).
Convidado: Leonardo Werá Tupã (coordenador técnico da Funai, coordenador nacional da Comissão Guarani Yvyrupa e coordenador técnico da Comissão Nhemonguetá de Caciques Guaranis do Estado de Santa Catarina).
Mediadores: João Batanolli (membro do NEAB/Unesc) e Ioná Bez Birolo (coordenadora do Programa de Residências Multiprofissional em Saúde da Família da e coordenadora adjunta do curso de Enfermagem da Unesc).

19h30 às 21h30

Conferência “Organização do Sistema de Saúde Indígena”.
Local: Auditório Ruy Hülse.
Conferencista: Leonardo Werá Tupã.

Fonte: Secom

17 de abril de 2015 às 16:09
Compartilhar Comente

Deixe um comentário