AICOM - Assessoria de Imprensa, Comunicação e Marketing

Colóquio debate o período da Ditadura Militar no Brasil

Colóquio debate o período da Ditadura Militar no Brasil
Evento é organizado pelo curso de História da Unesc (Foto: Divulgação) Mais imagens

“Dia da Verdade: Histórias e Memórias da Ditadura Militar no Brasil” será o tema do 1º Colóquio História, Política e Poder, realizado pelo curso de História da Unesc na próxima terça e quarta-feira (31/3 e 1º/4). O debate é aberto ao público em geral e ocorrerá às 14 horas, no Auditório Edson Rodrigues, no campus da Universidade.

“Sociedade, Cultura Política e Economia na Ditadura Militar” será a mesa-redonda de abertura do Colóquio, com o professor da UFSC, Diego Pacheco e os professores da Unesc Alcides Goulart Filho (coordenador do PPGDS – Programa de Pós-Graduação em Desenvolvimento Socioeconômico) e João Henrique Zanelatto (curso de História). Já na quarta-feira, haverá um Ato Cultural “Entre Memórias e Histórias: Lembranças da Ditadura Militar”, com o lançamento do livro “Meu Querido Paulo”, de Marlene Soccas e um abraço em defesa ao patrimônio e à memória, no Monumento a Anistia, localizado no Terminal do Bairro Pinheirinho.

Zanelatto comenta que há anos o curso de História da Universidade faz debates e reflexões referentes aos regimes autoritários e às ditaduras que se instalaram no Brasil e na América Latina. “Esses debates e reflexões buscam, por um lado, denunciar a violência física, psicológica, econômica e cultural praticadas pelas ditaduras, e por outro, fazer a defesa da democracia, da memória e dos direitos humanos”, afirma o professor.

Ele conta que a escolha da temática do evento levou em consideração o projeto aprovado na Assembleia Legislativa de Santa Catarina e sancionado pelo Governador do Estado em dezembro de 2014 que instituiu o1º de abril como o Dia do Direito à Verdade e à Memória. “O objetivo desta Lei é homenagear todos aqueles que lutaram contra a ditadura militar instaurada com o golpe de 1964 e promover a reflexão sobre a importância do Estado Democrático de Direito e a preservação dos Direitos Humanos”, explica Zanelatto.

O Colóquio tem o apoio do CA (Centro Acadêmico) do curso de História.

Fonte: Secom

27 de março de 2015 às 19:51
Compartilhar Comente (1)

1 comentário

Sergio Costa Corrêa

29 de março de 2015 às 20:02

Como sempre, a Unesc fazendo um evento ouvindo somente um lado da história. Incrível como a esquerda domina o ensino e ficam deturpando as mentes dos mais fracos. Todos sabem que foi um contra-golpe para que o comunismo não se instalasse no Brasil;

Deixe um comentário