AICOM - Assessoria de Imprensa, Comunicação e Marketing

Capes aprova curso de mestrado em Saúde Coletiva

Capes aprova curso de mestrado em Saúde Coletiva
É o sexto mestrado da Universidade, sendo o primeiro a nível profissional Mais imagens

A Unesc acaba de receber a recomendação da Capes (Coordenadoria de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior/MEC) para a implantação do programa de pós-graduação, nível de mestrado, em Saúde Coletiva. É o sexto mestrado da Universidade, sendo o primeiro mestrado profissional.

“A aprovação de mais um mestrado ratifica a qualidade de nossa equipe de professores pesquisadores e consolida nossa posição de sermos também referência em pós-graduação em nível de mestrado e doutorado”, destaca o reitor Gildo Volpato.

Saúde Coletiva

O novo mestrado terá papel fundamental para a saúde pública. “Ele permitirá a análise de problemas reais que ocorrem no âmbito da saúde pública da nossa cidade e região, assim como no estado e país. Dentre as principais situações que serão foco da análise está a gestão dos serviços de saúde, que é vista hoje como um dos principais nós críticos do sistema de saúde; os processos de formação de profissionais de saúde, e programas de promoção da saúde”, informa a pró-reitora de Pós-Graduação, Pesquisa e Extensão, Luciane Ceretta.

O programa terá cinco linhas de atuação: “Gestão do cuidado e educação em saúde”, “Educação e gestão do trabalho na saúde”, “Epidemiologia aplicada aos serviços de saúde” e “Promoção da Saúde”.

Ingresso

O mestrado em Saúde Coletiva vai oferecer 20 vagas anuais, com tempo de formação de 24 meses. Em breve a Universidade vai lançar edital para o processo seletivo. A primeira turma deve iniciar no primeiro semestre de 2015.

Sexto mestrado

Com essa conquista a Unesc chega ao sexto mestrado (Educação, Ciências Ambientais, Ciências da Saúde, Ciência e Engenharia de Materiais, Desenvolvimento Socioeconômico e Saúde Coletiva) e dois doutorados (Ciências da Saúde e Ciências Ambientais).

Mestrado Profissional

Conforme resume a Capes, Mestrado Profissional é a designação do Mestrado que enfatiza estudos e técnicas diretamente voltadas ao desempenho de um alto nível de qualificação profissional. Esta ênfase é a única diferença em relação ao acadêmico. Confere, pois, idênticos grau e prerrogativas, inclusive para o exercício da docência, e, como todo programa de pós-graduação stricto sensu, tem a validade nacional do diploma condicionada ao reconhecimento prévio do curso.

Fonte: Secom

26 de novembro de 2014 às 11:37
Compartilhar Comente (2)

2 comentários

Alex Sander

27 de novembro de 2014 às 09:21

Parabéns pela conquista!

Ruan A. Ferreira

26 de novembro de 2014 às 14:26

Parabéns a equipe Unesc.

Deixe um comentário