AICOM - Assessoria de Imprensa, Comunicação e Marketing

Unesc lança cartilha sobre o que é uma Indicação Geográfica

Unesc lança cartilha sobre o que é uma Indicação Geográfica
Evento terá palestra de representante do Instituto Nacional de Propriedade Intelectual Mais imagens

O que é uma Indicação Geográfica? Atribuir reputação e valor agregado a produtos e serviços, além de dar uma identidade própria a uma região. Resumidamente, esta seria a definição do registro de Indicação Geográfica. E por ser um assunto complexo e amplo, a Unesc lança nesta quinta-feira (27/11) a Cartilha Indicação Geográfica - Indicação de Procedência Vales da Uva Goethe (IPVUG): “O que é uma IG?”.

O evento ocorre no Auditório Edson Rodrigues, no Bloco P da Universidade, a partir das 19 horas. O lançamento contará com a conferência "Indicação Geográfica e a visão do INPI", com o examinador de Indicação Geográfica do INPI (Instituto Nacional da Propriedade Industrial), Raul Bittencourt Pedreira.

O evento é organizado pela Unesc, por meio da UNA CSA (Unidade Acadêmica de Ciências Sociais Aplicadas) e PPGDS (Programa de Pós-Graduação em Desenvolvimento Socioeconômico), pela Epagri e pela Associação ProGoethe.

Indicação Geográfica

O registro de Indicação Geográfica é conferido a produtos ou serviços que são característicos do seu local de origem, o que lhes atribui reputação, valor agregado e identidade própria, além de distinguí-los em relação aos seus similares disponíveis no mercado. São produtos que apresentam uma qualidade única em função de recursos naturais como solo, vegetação, clima e saber fazer.

Existem duas espécies ou modalidades de Indicação Geográfica: IP (Indicação de Procedência) e DO (Denominação de Origem). Os Vales da Uva Goethe é um dos produtos com Indicação de Procedência no Brasil, abrangendo Urussanga, Pedras Grandes, Cocal do Sul, Morro da Fumaça, Orleans e Treze de Maio.

As IGs, portanto, podem ser pensadas como uma ferramenta de ocupação harmoniosa do espaço cultural produtivo, aliando a valorização de um produto típico e seus aspectos históricos e culturais, à conservação da biodiversidade e o desenvolvimento rural.

Os colaboradores da Universidade vêm apoiando os “Vales da Uva Goethe” com estudos que tem por objetivo dar visão espacial das relações do produtor com seu meio, bem como fortalecer e intensificar políticas de apoio à produção, mercado e associativismo, entre outros, identificando quais são os atores e intervenientes da cadeia de valor para os quais devem ser direcionados esforços, ou por onde começar intervenções na realidade.

“Para a Unesc é importante a realização deste projeto, tendo em vista sua compatibilidade com as três dimensões da educação universitária, o ensino, a pesquisa e a extensão, além da abrangência e importância dele para o desenvolvimento das IGs no Estado de Santa Catarina, o que gerou quatro importantes parcerias com as Universidades de renome nacional e internacional, como UFRGS, UFPR, Unicamp e UFSC, assim como a aproximação com o MAPA, Empraba e Epagri”, comenta a professora Adriana Carvalho.

Fonte: Secom

25 de novembro de 2014 às 17:39
Compartilhar Comente

Deixe um comentário