AICOM - Assessoria de Imprensa, Comunicação e Marketing

Semana de Ciência e Tecnologia encerra superando as expectativas

Semana de Ciência e Tecnologia encerra superando as expectativas
Diversas atividades foram realizadas nos últimos dias, com destaque à iniciação científica Mais imagens

A Unesc (Universidade do Extremo Sul Catarinense) se transformou em uma grande vitrine científica e tecnológica esta semana. Foram 545 resumos de pesquisa, de extensão e relatos de ensino apresentados. Mais de 50 projetos inovadores com diferentes soluções para diversas áreas de conhecimento. Exposição de banners, Feira da Economia Solidária, Mostra de Arqueologia e de restauro de livros, oficinas, minicursos e palestras sobre temas diversos. Durante a 5ª Semana de Ciência e Tecnologia, acadêmicos, professores e comunidade em geral tiveram a chance de se inserir em um mundo de conhecimento e de informações.

Conforme o coordenador geral do evento, Adriano Michael Bernardin, a edição deste ano foi um sucesso. “Tivemos apresentações de trabalhos de forma oral e em banners. Para nossa surpresa, o número foi bastante alto, chegando a 545. Embora a maioria seja de alunos da própria Universidade, também registramos a participação de estudantes de todo o sistema Acafe”, pontua. “As coordenações dos cursos perceberam, também, que este era o momento perfeito para parar e repensar a Universidade. Por isso, muitas delas realizaram, paralelo ao evento, suas jornadas e semanas acadêmicas”, lembra Bernardin.

As atividades ocorreram de forma integrada, unindo pesquisadores e alunos de graduação, que compartilharam trabalhos de iniciação científica. “O evento acendeu, nos universitários, a chama da curiosidade e da busca por ainda mais conhecimento. Agora começamos a pensar na próxima Semana de Ciência e Tecnologia, que já tem data marcada, 19 a 23 de outubro de 2015”, avalia Adriano.

A pró-reitora de Pós-Graduação, Pesquisa e Extensão da Unesc, Luciane Ceretta, conta que, desde que foi constituída, a Semana tem o objetivo de socializar conhecimento não só ao mundo acadêmico, mas a toda a comunidade. “A Unesc faz investimentos em pesquisa, ensino e extensão por entender a importância da graduação na vida do estudante. Este evento nos traz a oportunidade de discutir o desenvolvimento social como um todo, valorizando os avanços obtidos no tripé que norteia a Universidade e os pontos de vista locais”, comenta. “A cada ano a Semana de Ciência e Tecnologia ganha um corpo diferente. Ela é construída por muitos e para muitos, por isso o seu sucesso”, destaca.

Avaliação positiva

Avaliadores do CNPq (Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico) também participaram de algumas atividades desenvolvidas durante a Semana de Ciência e Tecnologia. A vinda até Criciúma serviu para analisar os projetos apresentados pelos acadêmicos que foram contemplados com bolsas de iniciação científica. Uma delas, a aluna do quarto semestre do curso de Biomedicina, Beatriz Iladi Matias, apresentou um estudo sobre o uso da quetiapina no tratamento da depressão.

Conforme a estudante, o medicamento já é utilizado para tratar transtornos mentais, como a bipolaridade. “Este projeto iniciou em 2012, mas ainda não foi concluído, falta a avaliação bioquímica. No decorrer do trabalho, injetamos a quetiapina nos animais e fizemos alguns testes comportamentais. Depois disso, após muito estudar, concluímos que sim, o medicamento é efetivo no tratamento conta a depressão”, comenta a jovem.

A avaliadora Paula Rohr conta que se surpreendeu com os trabalhos apresentados. De acordo com ela, a qualidade dos projetos foi acima do esperado, justamente por se tratar de alunos que estão iniciando a vida científica. “Eles mostraram ter domínio sobre o tema e conhecimento sobre o que estavam falando. Merecem ser reconhecidos, pois se dedicam de verdade aos projetos e fazem o que está ao seu alcance para atingir o resultado proposto”, fala Paula.

*Com colaboração Ápice Comunicação

Fonte: Secom

24 de outubro de 2014 às 18:33
Compartilhar Comente

Deixe um comentário