AICOM - Assessoria de Imprensa, Comunicação e Marketing

Marketing olfativo ganha destaque durante Semana de Ciência e Tecnologia

Marketing olfativo ganha destaque durante Semana de Ciência e Tecnologia
Palestra ocorreu na noite de hoje, na Universidade (Fotos: Ápice Comunicação) Mais imagens

Associar uma empresa ou marca a determinada fragrância é uma tendência que vem crescendo a cada ano e ganhando adeptos em todo o mundo. O assunto foi abordado na noite de hoje (22/10), na palestra “Marketing Olfativo), pelo diretor da Omnes, Andrés Pesserl. O evento fez parte da programação da Semana de Ciência e Tecnologia da Unesc (Universidade do Extremo Sul Catarinense), em Criciúma.

Conforme Pesserl, quando o ser humano inspira determinada fragrância, ele ativa no cérebro o chamado Sistema Límbico, que está diretamente relacionado à memória e às emoções. “O aroma vai para o cérebro imediatamente e transmite uma sensação de bem-estar, faz lembrar certos momentos da vida do indivíduo”, comenta. “Quando passamos em frente a uma loja vaporizada, por exemplo, a fragrância mexe com o nosso inconsciente, o que nos faz ter mais vontade de entrar e verificar o que está exposto”, explica.

Ainda de acordo com ele, o marketing olfativo surgiu quando as empresas e organizações perceberam o quanto o olfato é determinante nas decisões tomadas pelo ser humano. “O homem é capaz de lembrar de 200 cores diferentes ao longo da vida. Esse número aumenta significativamente quando se trata de aromas. Estudos apontam que somos capazes de distinguir cerca de 10 mil cheiros desde o momento em que nascemos”, pontua.

Na oportunidade, Pesserl deu exemplos de ambientes que podem ser aromatizados e, consequentemente, ter a marca ainda mais solidificada no mercado. Lojas, shoppings, eventos, carros, ônibus e aviões estão entre os maiores beneficiados. “As fragrâncias tornam positivas e marcantes as experiências, ampliando a relação com a marca”, expõe.

A pirâmide olfativa também foi enaltecida pelo empresário. Ela mostra como as boas matérias-primas são essenciais para a permanência do perfume na pele ou no ambiente. A pirâmide se divide em notas de cabeça ou de saída, que são as primeiras sensações que as pessoas têm ao borrifar o perfume; as notas de coração ou de corpo, que são fortes e surgem a partir dos 15 primeiros minutos; e as notas de fixação ou de fundo, que aparecem após quatro horas, aproximadamente, e que mostrarão qual a verdadeira fragrância que permanecerá. “Os perfumes se dividem em cítricos, amadeirados, frutais, gourmands, marinhos, couro, florais e orientais. Cada pessoa tem a preferência por uma fragrância, por isso é importante as empresas se atentarem e investirem nesta nova ferramenta, que cresce e agrada a cada vez mais clientes”, completa o palestrante.

A Semana de Ciência e Tecnologia segue até sexta-feira (24/10), na Universidade, e conta com uma extensa programação direcionada aos alunos, docentes e comunidade. Inscrições ou informações podem ser obtidas por meio do site www.unesc.net. Todas as atividades são gratuitas.

*Com colaboração Ápice Comunicação

Fonte: Secom

22 de outubro de 2014 às 21:27
Compartilhar Comente

Deixe um comentário