AICOM - Assessoria de Imprensa, Comunicação e Marketing

Soluções e inventos são apresentados na Feira da Inovação Unesc

Soluções e inventos são apresentados na Feira da Inovação Unesc
Ao todo, 52 projetos estão sendo expostos durante a Semana de Ciência e Tecnologia Mais imagens

A primeira edição da Feira da Inovação apresentou ideias e tecnologias inovadoras, nesta quarta-feira (22/10), na Unesc (Universidade do Extremo Sul Catarinense). Na abertura do evento, que ocorre paralelo à 5ª Semana de Ciência e Tecnologia, oito projetos foram apresentados com foco no campo da ciência e da tecnologia, e no desenvolvimento de ideias que beneficiem a comunidade.

São inovações como o carregador USB portátil para tablets e celulares, desenvolvido pelos alunos do curso de programação de computadores do Bairro da Juventude, Alessandro Baranoski, Daniel Moraes e Janice Honofre. Segundo os criadores, o equipamento é leve e pode ser utilizado em casos de emergência. “Nosso produto é pequeno, portanto pode ser levado na bolsa. Quando o celular estiver com pouca bateria é só conectá-lo que a carga será transferida para o aparelho”, explica Daniel.

Para contemplar a viabilidade da inovação, os estudantes trabalharam com um plano de negócios, calculando preços de componentes, patentes e o desenvolvimento, chegando ao valor de R$ 35 para o consumidor final. “O custo- benefício é muito bom, já que o carregador pode ser utilizado inúmeras vezes. Estamos trabalhando para aperfeiçoar alguns componentes e, a partir disso, patenteá-lo”, destaca Moraes.

Para os jurados, a diversidade dos projetos foi destaque, oferecendo soluções, por exemplo, para a redução de sacolas plásticas, apresentando lojas virtuais diferenciadas, sites para auxiliar na administração de finanças dos jovens e no combate à timidez. A banca foi composta pelos professores Alexandre Dal Bó, Laís Martinelli Comim, Cristiane Vargas e Normélia Ordina de Farias. “A forma como eles buscaram soluções para suas próprias necessidades mostra o quão inovadores esses projetos são”, afirma Laís, lembrando que todos os trabalhos apresentados hoje são de alunos de Ensino Médio.

Durante todos os dias da Semana de Ciência e Tecnologia, uma exposição com algumas das soluções inscritas ocorre no hall do Bloco Administrativo. Para o coordenador geral do evento, Adriano Michael Bernardin, a Feira da Inovação já é um dos principais destaques de toda a Semana. “Ao todo, 52 projetos serão apresentados. Este número mostra a recepção da comunidade em geral e o engajamento ao criar soluções para melhorar a vida da sociedade”, enfatiza.

A Feira da Inovação segue até sexta-feira (24/10), com apresentações diárias de projetos. O resultado dos vencedores será divulgado na noite do último dia do evento, sexta-feira.

*Com colaboração da Ápice Comunicação

Fonte: Secom

22 de outubro de 2014 às 13:45
Compartilhar Comente

Deixe um comentário