AICOM - Assessoria de Imprensa, Comunicação e Marketing

Mais de 560 trabalhos fazem parte da Semana de Ciência e Tecnologia

Mais de 560 trabalhos fazem parte da Semana de Ciência e Tecnologia
Projetos de ensino, pesquisa e extensão serão apresentados (Fotos: Ápice Comunicação) Mais imagens

A Semana de Ciência e Tecnologia da Unesc (Universidade do Extremo Sul Catarinense), em Criciúma, começou bastante movimentada. Os estudantes e docentes tiveram a oportunidade, de hoje (20/10), primeiro dia de evento, conhecer diferentes projetos de pesquisa e extensão. Durante manhã e tarde, as apresentações ocorreram nas salas da instituição, mostrando o quanto as ações são importantes no desenvolvimento de novas propostas pedagógicas e na socialização com a comunidade.

Trabalhos de diferentes áreas do conhecimento foram evidenciados. Desenvolvidos pelas Unidades Acadêmicas (UNAs) de Ciências da Saúde (SAU), de Humanidades, Ciências e Educação (HCE), de Ciências Sociais Aplicadas (CSA) e de Ciências, Engenharias e Tecnologia (CET), eles despertaram a curiosidade e tiraram dúvidas sobre diferentes temas. Na área da Saúde, por exemplo, uma das apresentações que chamou a atenção foi a do projeto de pesquisa sobre os metais pesados em hortaliças cultivadas em áreas de exploração de carvão. O objetivo dos alunos foi mostrar os riscos que isso pode trazer à saúde humana.

Na área de Humanidades, o projeto “Bola pra Frente”, que oferece práticas corporais para a terceira idade, foi apresentado pelos alunos Amanda Biava, Luana Minghelli, Sabrina Fortunato e Victor Julierme. De acordo com eles, a atividade é desenvolvida por conta da importância que é, para os idosos, ter um estilo de vida mais ativo. “O objetivo é valorizar o ser humano como um todo. Uma coisa está interligada a outra, tanto é que as melhoras de saúde que eles apresentam são consequência daquilo que encontram no espaço, como amizade, carinho, gratificação, paciência”, comentam os alunos, destacando que as 120 pessoas, entre 60 e 85 anos, que fazem parte do “Bola pra Frente”, praticam esportes, fazem atividades físicas e treinamento funcional, entre outras ações.

Na Engenharia, entre diversos projetos de extensão apresentados hoje, esteve o que traz contribuições para a gestão de resíduos sólidos na instituição beneficente Abadeus, de Criciúma. O de Sociais Aplicadas, sobre a música como ferramenta de desenvolvimento humano-profissional, também ganhou destaque.

Conforme o coordenador geral do evento, Adriano Michael Bernardin, o número de inscrições surpreendeu os organizadores. “Teremos, ao longo desta semana, a apresentação de 565 resumos de pesquisa, extensão e relatos de ensino. A maioria vêm de alunos e docentes da Unesc, mas também temos de todo o Sistema Acafe. Esta é uma excelente oportunidade para adquirir conhecimento nas diversas áreas”, destaca.

*Com colaboração da Ápice Comunicação

Fonte: Secom

20 de outubro de 2014 às 20:38
Compartilhar Comente

Deixe um comentário