AICOM - Assessoria de Imprensa, Comunicação e Marketing

Ao mestre com carinho: Unesc oferece formação continuada de professores

Ao mestre com carinho: Unesc oferece formação continuada de professores
Programa leva capacitação a vários municípios (Foto: Banco de Imagens) Mais imagens

Para que uma escola esteja preparada para lidar com a grande quantidade de informações e tecnologias que existe nos dias de hoje, o professor precisa estar atualizado. São novos processos de pesquisa, de aprendizagem, gestão e fatores que passaram a integrar o ensino. Para colaborar com a capacitação de docentes do Ensino Fundamental e Médio, a Unesc oferece o Programa de Formação Continuada de Professores.

A ação ocorre em parceria com as Secretarias de Educação Municipais e Estaduais. “É através da necessidade que é realizado o processo de capacitação. O primeiro encontro visa discutir quais as áreas que necessitam de atenção, a partir disso, firmamos a parceria, coordenando desde a elaboração até a execução”, comenta a coordenadora de Extensão da UNA HCE (Unidade Acadêmica de Humanidades, Ciências e Educação), Ana Lúcia Cardoso.

O Programa atua na região de Criciúma há cinco anos, estando em cidades como Içara, Forquilhinha, Urussanga, Nova Veneza e Sombrio. São inúmeras as atividades realizadas e áreas de conhecimento abordadas, que vão desde a Educação Infantil até Libras. Também existe a proposta de cursos de curta e média duração, bem como especializações.

Em Urussanga, professores e gestores participam do programa desde 2013. Conforme a secretária Municipal de Educação, Brigida Marioti, houve um grande aproveitamento da capacitação. “Eles participaram desde o planejamento, mostrando o que gostariam de ver na ação. Desta forma, o aprendizado já está sendo utilizado no dia a dia de trabalho dos gestores e professores. Além disso, já estamos pensando em novas ações e planos para 2015”, comenta.

Segundo Ana Lúcia, o programa parte da preocupação da Universidade perante a ampliação do ensino. “Apenas a graduação não dá conta, já que o professor precisa estar em constante atualização. Desta forma, nós oportunizamos o desenvolvimento do ensino contínuo com programas, projetos e pós-graduações que estão disponíveis para a docência”, ressalta.

Fonte: Secom

14 de outubro de 2014 às 09:00
Compartilhar Comente

Deixe um comentário