AICOM - Assessoria de Imprensa, Comunicação e Marketing

Vestibular e SIM: atuação do formado em História vai além da sala de aula

Vestibular e SIM: atuação do formado em História vai além da sala de aula
Alunos participam de viagens de estudo nacionais e internacionais (Foto: Arquivo) Mais imagens

O mercado de trabalho do profissional de História vem sofrendo grandes alterações nos últimos anos e a atuação do formado não está restrita apenas à sala de aula. O curso de História da Unesc segue a tendência de ampliação do mercado e oferece disciplinas voltadas para áreas em expansão, como a de patrimônio. Além disso, possibilita uma conexão entre teoria e prática no Setor de Arqueologia e no Cedoc (Centro de Memória e Documentação da Unesc) e em viagens de estudo.

Conforme o coordenador do curso de História da Unesc, Paulo Sérgio Osório, as escolas continuam absorvendo muitos profissionais formados, mas a área da pesquisa tem aberto novas portas como trabalhos de consultoria para cinema e televisão em minisséries e novelas de época e em organizações interessadas em trabalhar fenômenos sociais atuais.

Outros campos de atuação, segundo Osório, são: arquivos (públicos e privados), museus, memoriais, centros de memória, centros de documentação, bibliotecas, administração pública, perícia técnica (demarcação de quilombos e áreas indígenas, por exemplo), assessoria política, consultoria e assessoramento em áreas diversas.

“O nosso curso é de Licenciatura, mas amplia a formação, com disciplinas do Bacharelado e trabalho em laboratórios, o que permite a formação do profissional de História como um todo”, comenta o coordenador do curso.

Osório destaca ainda as viagens de estudo nacionais e internacionais e os eventos realizados com o envolvimento dos estudantes como a Semana Indígena e o Maio Negro como importantes no processo de formação.

O curso de História tem duração de quatro anos e as aulas ocorrem no período vespertino.

Nossa Bolsa Licenciatura

O curso faz parte do Nossa Bolsa Licenciatura, e os selecionados poderão receber bolsas de estudo integrais ou parciais, de acordo com o perfil socioeconômico: 100% para alunos que comprovarem renda per capita de até um salário mínimo e meio e 50% para os calouros que comprovarem renda per capita familiar de até três salários mínimos.

Você escolhe como quer ingressar na Unesc


A Unesc inovou e agora oferece um sistema de ingresso unificado. Quem quiser entrar na Universidade no primeiro semestre de 2015 já pode escolher entre Vestibular ou SIM (Sistema de Ingresso por Mérito). As inscrições para os dois processos seletivos estão abertas até 19 de outubro (vestibular) e 28 de novembro (primeira etapa do SIM). Os candidatos poderão escolher entre mais de 35 cursos de graduação presenciais e a distância, com vagas para primeira ou diversas fases.

Informações Vestibular, SIM e Nossa Bolsa

Fonte: Secom

30 de setembro de 2014 às 08:00
Compartilhar Comente

Deixe um comentário