AICOM - Assessoria de Imprensa, Comunicação e Marketing

Brinquedos antigos feitos por idosos encantam crianças em ação na Unesc

Brinquedos antigos feitos por idosos encantam crianças em ação na Unesc
Projetos da Universidade realizaram encontro na sexta-feira (Fotos: Mayra Lima) Mais imagens

Dona Edalete Fidel, de Criciúma, lembra com um sorriso no rosto de todas as petecas, bonecas de pano e fantoches que confeccionou quando criança. E nesta sexta-feira (19/9), a aposentada de 68 anos que também adorava fazer panelinhas de barro, ensinou crianças da escola Sossego da Mamãe, de Nova Veneza, a criarem seus próprios brinquedos. Ela e o seu grupo da terceira idade participaram do encontro com os pequenos, na Unesc.

O evento foi realizado por três projetos, o institucional “Museu da Infância” e os projetos de extensão: “Filosofia vai à 3ª Idade” e “O museu na escola”. A atividade ocorreu na sala 4 do Bloco Z.

Segundo um dos coordenadores do projeto “Filosofia vai à 3ª Idade”, Jeferson Luiz de Azeredo, a ação possibilita uma interatividade entre os dois “mundos”. “A ideia principal é resgatar a memória dos idosos e levar o significado do brinquedo antigo às crianças, criando, assim, a relação social entre as gerações”, comenta.

Para Edalete, as crianças de hoje não desenvolvem a criatividade. “Vejo isso pelos meus netos. As tecnologias e jogos eletrônicos não permitem que as crianças criem brinquedos. Nós fazíamos nossos próprios joguinhos, tínhamos que imaginar. Hoje foi um dia especial, levamos um pouco dessa experiência às crianças”, relata.

De acordo com a coordenadora dos projetos “Museu da Infância” e “Museu na Escola”, Edina Baumer, além da troca entre gerações, encontros como esse promovem a ideia do não consumismo. “Eles criaram brinquedos a partir de materiais reciclados, restos de tecidos, caixas de bombons, garrafas Pet e potes de iogurte. Essa troca possibilita que as crianças deem valor ao que realmente interessa. Um brinquedo feito por elas pode ser muito mais divertido que um comprado”, analisa.

8ª Primavera dos Museus

Segundo Edina, a junção dos três projetos permite trabalhar a temática “Escutando idosos e falando para as crianças”, presente na 8ª Primavera dos Museus, evento que ocorre de 22 a 28 de setembro em várias instituições de todo Brasil. A semana é uma iniciativa do Ibram (Instituto Brasileiro de Museus) e em 2014 a programação tem como tema “Museus Criativos”.
Os brinquedos criados na ação da Unesc farão parte da exposição “Movimentos Criativos”, que será aberta segunda-feira (22/9), no Museu da Infância.

Fonte: Secom

19 de setembro de 2014 às 21:38
Compartilhar Comente (1)

1 comentário

Angela Rossato

22 de setembro de 2014 às 11:36

Linda iniciativa!

Deixe um comentário