AICOM - Assessoria de Imprensa, Comunicação e Marketing

Micro e pequenos negócios ganham aliado para o seu desenvolvimento

Micro e pequenos negócios ganham aliado para o seu desenvolvimento
Núcleo de Gestão da Unesc foi lançado na noite de hoje (Fotos: Milena Nandi) Mais imagens

“O empreendedor age. Ele vai abrir empresa, fazer produtos e criar algo para depois pensar em gestão. E é pensando em pessoas que trabalham com experimentação e não têm medo de errar que o NE (Núcleo de Empreendedorismo) deve oferecer apoio”. Quem afirma é a coordenadora do Núcleo Empreendedor da PUC/RS, Naira Maria Lobraico Libermann. Ela esteve na Universidade na noite desta quinta-feira (18/9) para o lançamento do Núcleo de Empreendedorismo da Unesc.

Naira abordou os desafios do trabalho de projetos que pretendem dar suporte às novas ideias e inovação e contou a experiência na universidade gaúcha. Para ela, o papel das Instituições de Ensino Superior também é levar o conhecimento acadêmico para a comunidade e, especificamente no setor empresarial, “dialogar” com empresas para que haja um intercâmbio entre o que se aprende nos bancos escolares e na prática empresarial. “Criar um Núcleo de Empreendedorismo já é uma ideia inovadora por si só. O casamento entre o conhecimento acadêmico e a expertise empresarial só traz benefícios para todos os envolvidos, de alunos a empresas", comenta.

O NE da Unesc atenderá micro e pequenas empresas, micro empreendedores individuais, associações, cooperativas e a comunidade em geral. O Núcleo terá a participação de estudantes e professores dos cursos de Administração, Ciências Contábeis, Ciências Econômicas, Secretariado Executivo, Direito e de Tecnologia.

Tanto empresas novas quanto as que já estão no mercado serão atendidas. Após uma análise de cada caso, serão definidos os serviços a serem prestados para cada negócio, que pode ser planejamento estratégico, plano de negócios, plano de marketing, análise de cenário ou viabilidade de produtos. O Núcleo ainda poderá auxiliar na legalização do negócio e na busca de financiamento – neste caso, há uma parceria com a Acic (Associação Empresarial de Criciúma), Ampe (Associação das Micro e Pequenas Empresas) e Credisol.

Segundo Daniel Preve, diretor da UNA CSA (Unidade Acadêmica de Ciências Sociais Aplicadas) e do NE, o projeto será também um campo de estágio para que os estudantes, sob orientação de professores, vivenciem na prática o que aprendem em sala de aula. Para a pró-reitora de Pós-Graduação, Pesquisa e Extensão da Unesc, Luciane Ceretta, o projeto envolve os três eixos de trabalho da Universidade: ensino, pesquisa e extensão, e mostra que a Instituição está ao lado de entidades em prol do desenvolvimento regional. Já a pró-reitora de Administração e Finanças, Kátia Soratto, lembra que a experiência oferecida pelo NE irá colaborar com a formação não só de profissionais, mas de cidadãos.

O presidente da Acic, Cesar Smielevski, comenta que o trabalho desenvolvido na Universidade na área de conhecimento e pesquisa, colabora com o desenvolvimento de empresas de toda a região. “Temos que agregar valor ao nosso produto, e isso se faz com pesquisa e desenvolvimento. E isso a Unesc faz. Esta aproximação da Universidade com o meio empresarial é muito importante”, comenta.

O secretário de Desenvolvimento de Criciúma, Jader Westrup, afirma que participar e realizar ações que incentivem a inovação também faz parte das ações do poder público. “Apoiamos iniciativas como a da Unesc porque sabemos da necessidade de incentivar o fazer algo diferente. A inovação melhora as empresas”, diz.

Atendimento


O NE funcionará na Aditt (Agência de Desenvolvimento, Inovação e Transferência de Tecnologia), na sala 31 do Bloco Administrativo. O atendimento será realizado de segunda a sexta-feira, das 8 horas às 11h30 e da 13h30 às 17h30. O telefone de contato é o (48) 3431- 2606. Antes do lançamento do Núcleo, a sala de atendimento ao público foi inaugurada com a participação de professores envolvidos no projeto.

Conselho Gestão


O Núcleo de Empreendedorismo é coordenado pela professora Gisele Coelho Lopes, com o apoio de um Conselho Gestor, formado por representantes da Unesc, Acic, Ampe, Prefeitura de Criciúma, UABC (União das Associações de Bairros de Criciúma) e Credisol. Os membros do Conselho tomaram posse durante a solenidade de lançamento do NE. “Temos grandes ideias na região, mas não adianta termos boas ideias se elas não conseguem se desenvolver. E uma das tarefas do Núcleo é colaborar para que estas ideias tomem corpo”, salienta.

Fonte: Secom

18 de setembro de 2014 às 22:25
Compartilhar Comente

Deixe um comentário