AICOM - Assessoria de Imprensa, Comunicação e Marketing

No Brasil, apenas 38% da malha ferroviária é explorada

No Brasil, apenas 38% da malha ferroviária é explorada
Rodolfo Nicolazzi Philipi falou sobre logística e sustentabilidade (Fotos: Mayra Lima) Mais imagens

“Mais que uma alternativa, uma necessidade”. A afirmação é do engenheiro do Laboratório de Tecnologia de Transportes e Tráfego (Labtrans) da Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC), Rodolfo Nicolazzi Philipi, e se refere ao deslocamento de pessoas com a utilização de trens. Segundo ele, uma das grandes dificuldades desse século é o transporte de passageiros e uma opção ao problema seria aumentar a utilização de ferrovias. Philipi esteve na noite de hoje (15/9) na Unesc para abrir a Semana Acadêmica de Engenharia de Produção, que traz a temática: “Desenvolvimento sustentável e infraestrutura”.

De acordo com Philipi, no decorrer dos anos a utilização do transporte ferroviário decaiu no país. “Existem 28.831 km de ferrovia no Brasil, sendo que apenas 38% são explorados. Isso é inacreditável. Precisamos resgatar essa ideia e uma das alternativas é a utilização de Tramways (sistema de bondes como transporte público sobre trilhos), que alivia o tráfego, não polui porque é elétrico e ainda tem a possibilidade de ser utilizado em turismo”, comenta.

A Semana continua até sábado (20/9) com mesas-redondas, oficinas e um projeto solidário no Lar de Auxílio aos Idosos Feistauer.

Honra ao mérito

A cada semestre o curso de Engenharia de Produção realiza a PCE (Prova de Conhecimentos em Engenharia), que colabora na preparação dos alunos para o mercado de trabalho. No evento de hoje, foram distribuídas placas de honra ao mérito aos acadêmicos que conquistaram os primeiros lugares das seis provas já realizadas pelo curso.

Empresa Júnior de Engenharia de Produção

Estão abertas as inscrições para ingressar na Empresa Júnior do curso de Engenharia de Produção. Destinada aos estudantes, a empresa serve como laboratório de vivência, contribuindo para o aluno ligar a teoria à prática. Quem se interessar deve ir até o local onde funciona a empresa, junto ao Centro Acadêmico do curso, no Bloco T, sala 5.

Mais informações pelo telefone: (48) 3431-2795

Confira a programação

Fonte: Secom

15 de setembro de 2014 às 22:04
Compartilhar Comente

Deixe um comentário