AICOM - Assessoria de Imprensa, Comunicação e Marketing

Unesc comemora conquistas, lança Escola de Gastronomia e presta homenagem

Unesc comemora conquistas, lança Escola de Gastronomia e presta homenagem
Ex-reitor Edson Rodrigues agora dá nome ao auditório no Bloco P (Foto: Milena Nandi) Mais imagens

O campus da Unesc esteve em clima de comemoração nesta sexta-feira (18/7). A Reitoria promoveu dois eventos para celebrar as conquistas do primeiro ano de gestão, lançar a Escola de Gastronomia e homenagear o professor e ex-reitor Edson Carlos Rodrigues. “Este foi um ano de conquistas, em que deixamos a Unesc ainda melhor. É importante lembrar que ninguém faz nada sozinho. Nós conduzimos o processo, mas não faríamos nada sem nossos colaboradores e parceiros”, afirmou o reitor Gildo Volpato.

O dia começou com uma recepção aos jornalistas da região para um café da manhã. O local que recebeu a imprensa fez parte da homenagem ao primeiro reitor da Unesc (após se tornar Universidade, em 1997) e agora passa a ser denominado Auditório Professor Edson Carlos Rodrigues, localizado na sala 19 do Bloco P. A homenagem a Rodrigues, que está se aposentando, ocorreu no final do segundo evento do dia, que contou com a participação de alunos, professores e funcionários, iniciando no Auditório Ruy Hülse e encerrando no Auditório Professor Edson Carlos Rodrigues, com o descerramento de uma placa.

Primeiro ano de gestão

Durante os dois eventos, o reitor Gildo Volpato celebrou com os jornalistas e a comunidade acadêmica as conquistas do primeiro ano da atual gestão da Unesc. “Durante a eleição organizamos cerca de 40 pontos que foram discutidos e propostos. Hoje apresentamos tudo o que já foi feito”, explicou.

Volpato apontou o investimento na infraestrutura da Universidade, com a conclusão de mais de 15 mil m² de obras nos próximos meses, incluindo a ampliação da Biblioteca e o novo prédio da reitoria. Ele também lembrou que todas as salas de aula da Unesc tem data show e são climatizadas, e do investimento feito na capacitação contínua dos professores.

Outro ponto que o reitor destacou foi a conquista do conceito 6 pelo PPGCS (Programa de Pós-Graduação em Ciências da Saúde). “Apenas seis programas no Brasil tem conceito 6 nessa área e, desses, cinco são de instituições públicas-federais”, destacou. Ele também lembrou o Território Paulo Freire, que está desenvolvendo 16 projetos de extensão em 12 bairros de Criciúma. “Esse é um exemplo de intervenção comunitária, que já é referencia nacional”, comentou.

Além de Gildo, a atual gestão é composta pelas pró-reitoras de Ensino de Graduação, Robinalva Ferreira; de Pós-Graduação, Pesquisa e Extensão, Luciane Ceretta, e de Administração e Finanças, Kátia Sorato, além dos diretores das UNAs (Unidades Acadêmicas) de Ciências Sociais Aplicadas, Daniel Preve; de Ciências da Saúde, Indianara Becker; das Ciências, Engenharias e Tecnologias, Ângela Piccinini, e de Humanidades, Ciências e Educação, Angela Back, e do diretor do Iparque (Parque Científico e Tecnológico), Marcos Back.

Escola de Gastronomia

Durante o evento com os jornalistas foi lançada a Escola de Gastronomia da Unesc, que oferecerá, neste primeiro momento, cursos de extensão. Nos próximos semestres a Escola também poderá oferecer especialização e graduação em Gastronomia na Universidade. A Escola, em parceria com a Corcril, já está com inscrições abertas para a “Cozinha do Chef”, que é um curso de dez módulos, sendo que cada módulo vai abordar uma culinária diferente, como italiana e tailandesa, além de ensinar a harmonizar bebidas com esses pratos.

A aula inaugural deste curso ocorre no dia 23 de julho, às 19 horas, sendo gratuita, porém com vagas limitadas. A primeira aula será no estilo show, com o Chef Anselmo cozinhando e ensinando os participantes, que apenas assistirão e no fim degustarão o prato. Já as aulas seguintes serão práticas e cada aluno irá preparar a receita do módulo.

Os interessados podem conseguir mais informações e se inscrever pelo telefone (48) 3431-2570 ou e-mail sce@unesc.net.

Homenagem

O professor Edson Carlos Rodrigues, natural de Siderópolis, ingressou na Unesc há cerca de 35 anos. Ele foi o primeiro reitor eleito da Universidade, em 1997, ficando por oito anos frente a Reitoria. “A grande homenagem que todos vocês me fazem todos os dias é permitir compartilhar minha vida com vocês, e compartilhar a de vocês comigo. Fechamos um ciclo e abrimos outro. Sou pleno de gratidão de ter vivido parte da minha vida com vocês, com a Unesc”, comentou Rodrigues.

 

Fonte: Secom

18 de julho de 2014 às 18:12
Compartilhar Comente (3)

3 comentários

Yara jurema Hammen

24 de julho de 2014 às 09:20

Parabéns Profº Edson! É muito bom ver pessoas como o senhor sendo lembrado e homenageado! Nosso muito obrigado pela sua colaboração!

Jorge Daros

22 de julho de 2014 às 19:18

Caro Prof. Edson, você merece todas as homenagens. Você foi um dos grandes reitores da nossa Universidade. Claro que ninguém é grande sozinho. Parabéns por ter valorizado todos os colaboradores da UNESC. Um abraço aos que a fizeram e fazem.

Joel Modesto Casagrande

21 de julho de 2014 às 14:24

Prof Edson parabéns pela sua dedicação em fazer da FUCRI a grande Universidade que sonhou em seus 8 anos de Reitor. Sou orgulhoso de ter contribuído com o seu mandato. Aprendi muito consigo e deixo um forte abraço e curta a vida agora e sempre.

Deixe um comentário