AICOM - Assessoria de Imprensa, Comunicação e Marketing

Quando a experiência vale a saudade

Quando a experiência vale a saudade
Estudantes consideram intercâmbio uma fonte de conhecimento (Fotos: Divulgação) Mais imagens

Ficar longe de casa e passar meses em um país sem a presença física da família e amigos é uma das provas de resistência que estudantes que optam por fazer intercâmbio em instituições de ensino do exterior têm que vencer. No entanto, o conhecimento adquirido com o contato com outras culturas faz com que o esforço valha a pena.

É esta a opinião de Ana Paula Isoppo e Ana Carolina Rubim Rodrigues, da 9ª e da 4ª fases, respectivamente, do curso de Direito da Unesc. As acadêmicas da Unesc completarão um semestre de intercâmbio em julho na Universidade de Coimbra, em Portugal e pensam em prorrogar a estada no país, dando continuidade aos estudos. Elas participam do Programa de Mobilidade Acadêmica da Unesc, promovido pela Coordenadoria de Relações Internacionais – a Universidade está com as inscrições abertas até sexta-feira (18/4) para a realização de intercâmbio no exterior, por meio do programa Santander Universidades, no link.

Ana Paula destaca a oportunidade em se realizar um estudo do Direito Comparado entre os ordenamentos jurídicos dos dois países (Brasil e Portugal), bem como a prática de outros idiomas, em função da Universidade de Coimbra possuir 50 mil alunos e de várias partes do mundo, como pontos fortes da sua estada em Portugal. “Estou vivenciando uma experiência maravilhosa. As aulas são sensacionais e há uma biblioteca com um acervo histórico à disposição dos alunos”, comenta.  Já Ana Carolina enfatiza a aquisição de novos conhecimentos e experiências para a vida pessoal e profissional como pontos positivos de estudar em outro país.

Para o diretor da UNA CSA (Unidade Acadêmica de Ciências Sociais Aplicadas), Daniel Preve, que visitou as estudantes durante a participação em um evento internacional, experiências como as vivenciadas por Ana Paula e Ana Carolina agregam muito à formação profissional. “Os estudantes dispostos a participarem de um intercâmbio acadêmico desenvolvem novas competências e habilidades que vão agregar valores em sua futura vida profissional”, considera.

Fonte: Secom

15 de abril de 2014 às 19:54
Compartilhar Comente

Deixe um comentário