AICOM - Assessoria de Imprensa, Comunicação e Marketing

Cultura, Patrimônio Escolar, Cidadania e Desenvolvimento

Cultura, Patrimônio Escolar, Cidadania e Desenvolvimento
Mais imagens

Apresentação

Os membros do Grupo de Pesquisa História e Memória da Educação - GRUPEHME (cadastrado no CNPq) vêm ao longo de mais de dez anos desenvolvendo várias atividades, como: palestras, cursos, exposições fotográficas, organização de banco de dados, pesquisas sobre a história da educação, organização de livros e publicações de artigos.
Esta é a terceira edição do Colóquio de História da Educação. Em 2007, o I Colóquio teve como finalidade refletir sobre pesquisas que tivessem como objeto a INFÂNCIA, já em 2009, na segunda edição, o tema abordado foi HISTÓRIA E MEMÓRIA DOCENTE. Neste III Colóquio de História da Educação as discussões propostas ocorrerão acerca da temática PRATRIMÔNIO E CULTURA ESCOLAR, CIDADANIA E DESENVOLVIMENTO.

Objetivos do evento
•Refletir sobre o patrimônio e cultura escolar e sua importância para a preservação e reconstrução da História da Educação;
•Colaborar para a valorização do patrimônio e cultura escolar;
•Contribuir para o enfrentamento da cultura de depredação do patrimônio escolar e do descarte de documentos e artefatos escolares;
•Fomentar entre os/as acadêmicos/as e educadores/as o desejo de desenvolver suas pesquisas sobre o patrimônio e cultura escolar;
•Fortalecer a identidade local nos vários sujeitos que fazem parte da escola pública;
•Garantir o direito à história e memória escolar aos cidadãos e cidadãs;
•Colaborar para o desenvolvimento local e regional.

Público alvo
Pesquisadores/as da história da educação; professores/as de todos os níveis de ensino, acadêmicos/as dos cursos de licenciatura e educadores/as em geral.

Programação

03/11/2011
Local – Bloco P – Sala 19 - UNESC

18h - Credenciamento
19h15 - Abertura
19h30 – Conferência: Políticas Públicas de Preservação do Patrimônio Escolar no estado de São Paulo
Conferencista – Prof. Dr. Paulo César Garcez Marins (Museu Paulista – MP/USP)
Possui Bacharelado e Licenciatura em História pela Universidade de São Paulo e doutorado em História Social, também pela Universidade de São Paulo. É Docente do Museu Paulista da USP e do Programa de Pós-Graduação da Faculdade de Arquitetura e Urbanismo da mesma universidade. Foi vice-diretor do Centro de Preservação Cultura da USP entre 2006 e 2009. É editor dos Anais do Museu Paulista: História e Cultura Material desde janeiro de 2005, juntamente com Vânia Carneiro de Carvalho. Tem várias e importantes publicações, destacando-se sua participação na Coleção Terra Paulista: histórias, arte, costumes (2008) e na História da Vida Privada no Brasil (1998) e, ainda, o livro Através da Rótula - Sociedade e Arquitetura no Brasil, séculos XVII a XX (2001).

04/11/2011
Local – Bloco P – Sala 19 -UNESC
19h15 – Mesa-redonda: Cultura material escolar e possibilidades de pesquisa para a promoção do desenvolvimento.

Debatedoras:

Profª Drª Vera Gaspar: Patrimônio educativo como objeto de pesquisa?
Graduada em Pedagogia (1983) com Mestrado em Educação pela Universidade Federal de Santa Catarina - UFSC (1993) e Doutorado em Educação: História da Educação e Historiografia pela Universidade de São Paulo - USP (2004) com doutorado Sandwich em Fundamentos da Educação pela Universidade de Lisboa. Professora associada do Centro de Ciências Humanas e da Educação - FAEd e do Programa de Pós-Graduação em Educação: Mestrado em Educação - Linha de Pesquisa: História e Historiografia da Educação da Universidade do Estado de Santa Catarina - UDESC. Tem experiência nas áreas de História da Educação e Pesquisa e Prática Pedagógica, atuando principalmente nos seguintes temas: escola primária, cultura material da escola, patrimônio educativo e história da profissão docente.
Integra atualmente os seguintes projetos de pesquisa:
1. Objetos da Escola: Cultura material da escola graduada (1870 - 1950) 2ª Edição (Coordenadora);
2. História da Escola Primária no Brasil: investigação em perspectiva comparada em âmbito nacional (1930 - 1961) (Coordenação Geral: Rosa Fátima de Souza);
3. Educação Escolar e Justiça Social: Os Movimentos de Escolarização e de Profissionalização do Magistério em Santa Catarina (Coordenação: Ione Ribeiro Valle). Coordenadora do Museu da Escola Catarinense entre 2004 e 2008. Sócia Fundadora da Sociedade Brasileira de História da Educação

Profª Dra. Giani Rabelo: Implantação do Centro de Memória da Educação do Sul de Santa Catarina – CEMESSC (virtual) para o desenvolvimento regional Doutora em Educação pela Universidade Federal do Rio Grande do Sul (2008). É professora titular da Universidade do Extremo Sul Catarinense UNESC (SC). É líder do Grupo de Pesquisa Memória e História da Educação - GRUPEHME (cadastrado no CNPq) e coordenadora da Linha de Pesquisa Educação, Gênero e Religião. Bosista do Instituto de Pesquisa Econômica Aplicada (IPEA) no projeto "Cátedras IPEA/CAPES para o Desenvolvimento". Tem experiência na área de Educação, com ênfase em História da Educação, atuando e pesquisando, principalmente, nos seguintes temas: História, Memória e Educação; Memória Docente; Gênero e Educação; Religião e Educação; História das Instituições Escolares; História da escrita e da leitura; Cultura Escolar.

Mediadora: Profª Dra. Marli de Oliveira Costa (professora do Programa de Pós-Graduação em Educação, dos cursos de História e Pedagogia/UNESC e membro do GRUPEHME)
Obs.: Durante o evento estará acontecendo uma exposição de pôsteres com resultados de pesquisas realizadas por alunos/as e professores/as que atuam em projetos ou Grupos de Pesquisa no campo da história da educação. Os interessados deverão entrar em contato com a comissão organizadora.

Inscrição

Para realizar sua inscrição, com direito a certificado, preencha aqui o formulário e faça o depósito de R$ 5,00 numa das agências abaixo até o dia 03/11/2011 e apresente o comprovante de depósito no credenciamento do evento.

Banco do Brasil
Ag. 3422.3
c/c 2647.6

Banco Santander
Ag. 3599
c/c 13000862.2

As inscrições também poderão ser realizadas no local do credenciamento.
Os participantes só terão direito ao certificado se apresentarem o comprovante de depósito no credenciamento do evento e terem frequência de 100%. A participação em todo o evento computará 8h/a.

Comissão Organizadora

Profª M. Sc. Cinara Lino Colonetti (UNESC)
Prafª Dra. Giani Rabelo (UNESC)
Profª Mestranda Graziela Pavei Peruch (aluna do PPGE - UNESC)
Profª M. Sc.Isabel Conti Schilling (UNESC)
Profª Mestranda Josiane Eugênio
Profª Mestranda Jucélia Silva Abel
Profª Mestranda Maria Aparecida Casagrande
Profª M. Sc. Maria Dolores Denski (UNESC)
Profª Dra. Marli de Oliveira Costa (UNESC)
Profª Mestranda Marli Paulina Vitali
Profª Mestre Michele Gonçalves Cardoso
Profª Mestranda Rosânia Maria Silvano Bittencourt (CAP/UNESC/PMC)
Profª Mestre Tatiane dos Santos Virtuoso

Equipe de apoio
Acad. Taise Figueiredo - Curso História (UNESC)
Acad. Cintia Martins - Curso História (UNESC)
Acad. Gilmara Duarte Plácido - Curso História (UNESC)
Vanessa Cloth - Curso Informática (CEDUP)

Contato

E-mail: grupehme@unesc.net

Realização

 

Financiamento

               

Apoio

Programa de Pós-Graduação em Educação da UNESC
Cursos de História e Pedagogia da UNESC

Fonte: Comunicação Social:comunicacao@unesc.net

03 a 04 de novembro de 2011
Compartilhar